segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

BAFATÁ: MISSIONÁRIOS RECÉM CHEGADOS FAZEM CURSO DE INTEGRAÇÃO MISSIONÁRIA





Sob a direção do Pe. Paulo do Pina Araújo, coordenador do Conselho Permanente de Pastoral, nos dias 21 a 24 de janeiro, segunda a quinta-feira, no Salão Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, os missionários recém-chegados na Diocese de Bafatá, participaram da terceira edição do curso de “Integração Missionária”.  A formação que visava facilitar a entrada, de quem chega, na realidade social e eclesial do País, com especial atenção à Diocese de Bafatá, tratou os seguintes temas: Geografia da Guiné-Bissau: Regiões, Setores Administrativos, funcionamento da Administração - Governadores, Administradores etc…; A História do País, sua economia, sua  política e os seus Partidos Políticos;  Diocese de Bafatá, Paróquias e Missões, Assembleias, Secretariados,…, Sectores Pastorais e Comissões;  Projeto Diocesano de Pastoral da Diocesano: A Igreja Anuncia o Evangelho com alegria; a organização da Catequese na Diocese; Caritas Diocesana. Foram intensos os momentos de oração, especialmente a Santa Missa; foram apresentados o vídeo sobre as potencialidades turísticas da Guiné-Bissau e o filme Mártires de Uganda; houve um miniconcerto Musical com a participação de todos;


Tomaram parte no momento formativo, missionários da Comunidade Católica Nova Aliança de Gabu; sacerdote de São Daniel Comboni; sacerdote espiritano de Gabu; missionários do Regional Sul 2 da CNBB de Quebo, missionários do Divino Oleiro de Tite; missionários da Boa Nova de  Bolama.  No total participaram 11 missionários:  02 sacerdotes  e 09 leigos e membros de comunidades de vida.
O curso propunha-se apresentar aos novos missionários, alguns aspectos da geografia, história, economia, religião, política e belezas culturais e naturais da Guiné Bissau, assim como os diversos desafios no âmbito da evangelização e do desenvolvimento humano. Na apresentação da história da Igreja na África, deu-se ênfase aos inúmeros santos e teólogos filhos deste continente, assim como o contexto histórico da Igreja na Guiné Bissau, ou seja, caminho já aberto há muito tempo por valorosos missionários que deram as suas vidas pela salvação das almas e pela dignidade dos habitantes da Guiné Bissau. Ainda neste contexto, houve um especial destaque à vida e obra de Dom Settimio Arturo Ferrazzeta, missionário franciscano e primeiro bispo da Guiné Bissau.
Foram apresentadas aos novos missionários, as estruturas pastorais e administrativas da diocese, que englobam os Setores Pastorais, Projeto Diocesano de Pastoral, Comissões, Missões, Catequese, Caritas Diocesana, etc...
O encontro se desenrolou num clima de familiaridade, tendo diversos momentos de partilhas dos desafios e conquistas no campo do trabalho pastoral e da inculturação. Foram relevantes as orientações do Pe. Paulo de Pina Araújo, que exortou os missionários a serem resistentes diante as dificuldades: “vocês devem insistir nas orientações da Igreja”, afirmou ele em diversos momentos do curso.
As diversas palestras do curso foram acompanhadas pelo bispo Dom Pedro Carlos Zilli, que além de participar mais profundamente de algumas, também ministrou duas; outros padres e leigos, engajados na vida da Igreja também foram convidados a palestrar. Dom Pedro frisou a oportunidade de um “maior aprofundamento das realidades da Guiné Bissau”.
Houve também por parte de Dom Pedro diversas exortações aos missionários: “não se vai as missões se está nas missões”, e também: “devemos fazer poesia a partir da realidade”, e que  “não trabalhamos na missão, vivemos a missão”. Frisou ainda a importância de os missionários estarem próximos das pessoas, e “não se deixarem absorver totalmente pelos diversos trabalhos e funções existentes nas missões”.

A conclusão do curso foi marcada por uma ótima avaliação dos missionários participantes e com a fixação da data para realização de exercícios espirituais para os mesmos missionários, visto não haver algo especifico para eles, até o presente momento, na Guiné-Bissau. Enfim, encerrou-se com o almoço e com o regresso dos missionários para as suas missões revestidos de um novo entusiasmo apostólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário