segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

VISITA DOS IRMÃOS VERONESES À IGREJA DA GUINÉ-BISSAU




De 28 de dezembro a 03 de janeiro, uma delegação da Diocese de Verona visitou as duas dioceses da Guiné-Bissau: Bissau e Bafatá. A delegação era formada pelo Dr. Serafino Sordato e Pe. Sergio Marcazzani da Associação “Rete Guinea-Bissau onlus”, juntamente com Pe. Felice Tenero, responsável do serviço de Cooperação Missionária entre as Igrejas – chamado de CUM – da Conferência Episcopal Italiana.
Na Diocese de Bissau, visitaram o Centro de Espiritualidade de N’Dame, a Missão de Cumura com o leprosário e as tantas atividades de caráter educacional e sanitário, a Missão Franciscana de Brá,  a Missão dos padres Josefinos de Bula e o serviço pediátrico em Quinsana – Blom, gerido pelas Irmãs Pequenas Filhas de São José de Verona.

Na Cúria Diocesana de Bissau, a delegação veronese encontrou-se com o Dom José Câmnate para definir as características da futura “Casa do Clero” que acolherá os sacerdotes diocesanos doentes e, especialmente, idosos de Bissau e de Bafatá.
Outro aspecto tratado pela delegação foi a hipótese de um encontro com todos os missionários italianos que prestam serviço nas duas dioceses, que poderia ser realizado no fim deste ano 2019 ou no início de 2020. Tal encontro estaria sob a responsabilidade da Cooperação Missionaria entre as Igrejas da Conferência Episcopal Italiana.
Momento de festa foi a participação da solene consagração da nova igreja de Antula, no domingo 30 de dezembro, dedicada a São Francisco de Assis, aos cuidados pastorais dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada. A delegação concluiu o ano 2018 e iniciou o de 2019 em Bafatá na Paróquia São Daniel Comboni, confiada desde o início (2004) aos sacerdotes Fidei Donum de Verona.
Dom Pedro os acolheu, em Bafatá, para aprofundar com eles “o projeto leigo Fidei Donun” que a Diocese de Verona esta programando para iniciar na Cúria diocesana como sua segunda presença missionária, ao serviço da pastoral social na diocese.
A Santa Missa do dia 01 de janeiro 2019, presidida por Dom Pedro, vivida na pequena capela da Paróquia, dedicada a São Daniel Comboni, marcou a conclusão da empenhativa reflexão realizada conjuntamente com os atuais sacerdotes veroneses residentes, Pe. Lucio Brentegani e Pe. Andrea Mattuzzi

O caminho continua e a cooperação entre as igrejas de Verona e Bafatá se consolidará com a presença de leigos Fidei Donum, os quais inicialmente assumirão o acolhimento na cúria diocesana e a logística e serviço das atividades de promoção social da diocese, desde o centro até as realidades locais de toda a região.
Significativa foi à contemporânea presença da família de Mauro Cordioli com a esposa Barbara e os dois filhos Iacopo e Samuele também eles veroneses, hospedes da Paróquia São Daniel Comboni, onde Mauro permanecerá para um serviço prolongado como acompanhador da fase inicial de construção da igreja paroquial.  Significativa também a presença de uma dezena de jovens veroneses da região de Salizzole acompanhados pelo Pe. Luca Pedretti que de 2004 a 2012 esteve em Bafatá, exercendo entre outras funções, a de Vigário Geral da Diocese.



Nenhum comentário:

Postar um comentário