terça-feira, 15 de janeiro de 2019

BAFATÁ: ORAÇÃO ECUMÉNICA E INTER-RELIGIOSA PELA PAZ


Seguindo uma tradição, que vem de há anos, na manhã de sábado, dia 12 de janeiro, em frente à Sé Catedral de Bafatá, na praça pública, católicos, evangélicos e muçulmanos viveram mais um momento de oração e reflexão pela paz.
Nas orações e nas intervenções, foi muito bem sublinhada a Mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial da Paz de 01 de janeiro de 2019: “A boa política está ao serviço da paz”. Os participantes uniram-se ao Papa nas   «bem-aventuranças do político», propostas por uma testemunha fiel do Evangelho, o Cardeal vietnamita Francisco Xavier Nguyen Van Thuan, falecido em 2002.
Alguém dos presentes realçou que tais “bem-aventuranças” parecem ser enviadas aos políticos da Guiné-Bissau, “tal é sua atualidade”.
Todos os que tomaram a palavra realçaram a importância da paz no mundo, na Africa e na Guiné-Bissau, especialmente, neste ano 2019, com as eleições legislativas marcadas para 10 de março.
Dom Pedro agradeceu a todos pela presença; agradeceu o Pe. Paulo de Pina Araújo, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Graça, pela boa preparação e animação do momento “que é aguardado com expectativa, pelos católicos, evangélicos e muçulmanos”.
Agradeceu a presença do Pe. Antônio Niemiec CSsR, Assessor da Comissão Missionária da CNBB e Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária. Ele  chegou na Guiné-Bissau no dia 04 de janeiro e permanecerá no País até 12 de fevereiro, ministrando  Cartas Católicas e aos Hebreus e Teologia Espiritual no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, em Bissau.

Agradeceu o Pe. Valdecir Badzinsk, Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB Paraná, o Sr. Odaril José da Rosa,  Sul 2 da CNBB , Coordenador  do COMIRE – Conselho Missionário Regional Sul 2 e o Pe. Marcos José de Albuquerque, Pároco da Paroquia São Pedro, Matinhos, Diocese de Paranaguá, Paraná  


Nenhum comentário:

Postar um comentário