terça-feira, 15 de janeiro de 2019

PARÓQUIA NOSSA DA GRAÇA: VOTOS DE FELIZ ANO DE 2019 A DOM PEDRO ZILLI


No sábado à tarde, dia 12 de Janeiro, a comunidade paroquial Nossa Senhora da Graça, de Bafatá, esteve na cúria diocesana para desejar a Dom Pedro Zilli um feliz ano de 2019. Sentindo-se, de algum modo, representantes de toda a diocese, os paroquianos desejaram a ele e a toda a Diocese de Bafatá, “votos de saúde e paz”. Dom Pedro agradeceu, “de todo o seu coração” a amabilidade demonstrada pela paróquia que lhe faz “sentir-se em casa, em família”.
Na visita, sob a coordenação do Pe. Paulo de Pina Araújo, Vigário Paroquial, foi proclamada a primeira leitura da Missa da Solenidade da Santa Mãe de Deus, de 01 de janeiro, do Livro dos Números 6,22-27 que fala da bênção e da paz do Senhor. Foi proclamado o SALMO RESPONSORIAL 66,2-3.5.6.8: “Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós!”
Pe. Paulo apresentou  a Mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial da Paz de 01 de janeiro de 2019: “A boa política está ao serviço da paz”. Os presentes uniram-se ao Papa nas   «bem-aventuranças do político», propostas por uma testemunha fiel do Evangelho, o Cardeal vietnamita Francisco Xavier Nguyen Van Thuan, falecido em 2002.

Dom Pedro exortou os participantes à vivência do Projeto Diocesano de Pastoral para o triénio 2018-2021 - que tem como tema “A Igreja anuncia o Evangelho com alegria” e que, neste Ano Pastoral 2018-2019, com a atenção mo lema “Bo bin, no bai” (“Vinde, vamos!”), somos convidados a ser “uma Igreja em saída”; falou do Encontro Nacional sobre as Pontifícias Obras Missionárias a realizar-se nos dias 29,30,31 deste mês de janeiro, em Bissau; recordou que a Igreja da Guiné-Bissau participará com 10 de seus membros na JMJ Panamá neste mês de janeiro: um sacerdote, uma religiosa, oito jovens: cinco da Diocese de Bissau e três da Diocese de Bafatá; incentivou a vivência da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, de 18 a 25 de janeiro que, neste ano 2019, que tem como tema: Procurarás a justiça, nada além da justiça (Deuteronômio 16,18-20); pediu que as paróquias e missões celebrem o dia dos mártires, no dia 24 de março, data que recorda o assassinato do arcebispo de San Salvador, Dom Oscar Arnuldo Romero.
Pe. Antônio Niemiec CSsR, Assessor da Comissão Missionária da CNBB e Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, transmitiu uma sua Mensagem, falando da importância da colaboração entre as Igrejas, sublinhando “beleza da Infância Missionária”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário