terça-feira, 15 de janeiro de 2019

SETOR PASTORAL SUL REUNIU-SE



Na sexta-feira, dia 10 de janeiro, o Setor Pastoral Sul reuniu-se em Buba. A reunião teve seu inicio com a celebração da Santa Eucaristia presidida por Dom Pedro Zilli. Pe. Admir Isnaba Pereira Tamba, Delegado do Bispo no Setor Pastoral, presidiu o encontro que tratou os seguintes assuntos: eleição de membros para completar as comissões diocesanas; breve apresentação do Plano Pastoral 2018-2019: o que as comissões estão a programar; andamento do Plano: apresentação dos pontos salientes; diversos apresentados por Dom Pedro Zilli.


Depois da eleição de alguns membros para completar as comissões diocesanas no que se refere aos representantes do Setor Pastoral Sul, algumas comissões apresentaram suas próximas  atividades. No que se refere ao andamento do Plano Pastoral 2018-2019: “Bo bin no bai”, com o convite a vivermos uma “Igreja em saída”, foi dito que em Cacine estão a explicar o Plano para uma sua maior sensibilização e visita às tabancas; em Empada visitam as tabancas, terços nas comunidades de base, oração do Projeto Pastoral muito bem acolhida; em Tite, incentivo às tabancas para que participem nas catequeses sacramentais. O CVAV assumiu a catequese. Há visitas às famílias; em Buba, o Projeto é bem conhecido por todos os Movimentos da Paróquia de modo que se possa sentir a necessidade de ir ao encontro dos outros e não se ficar somente no Centro (Praça). Já houve a abertura da catequese na Ponta Dan, como fruto do “Igreja em saída”.
Dom Pedro recordou que, na quinta-feira, dia 27 de dezembro, a Conferência da Vida Consagrada Guiné-Bissau - COVICGB – elegeu seu novo Conselho Diretivo: Presidente: Irmã Eulália Victória Machel, Servas de Nossa Senhora de Fátima; Vice-Presidente: Pe. Fabio Motta, PIME; Secretário-Geral: Irmã Alessandra Bonfanti, Missionárias da Imaculada; Vice-Secretario-Geral: Irmã Silvia Mendez Mendonza, Ermanas Franciscanas de La I. Concepcion; Tesoureiro: Frei Raxido Marcelo dos Santos, Ordem dos Frades Menores; Vogal: Irmã Maria Claver Ndongo, São José de Cluny; falou do Encontro Nacional sobre as Pontifícias Obras Missionárias a realizar-se nos dias 29,30,31 deste mês de janeiro, em Bissau. Exortou que se participe, “pois será um momento de crescimento missionário”; 


recordou que a Igreja da Guiné-Bissau participará com 10 de seus membros na JMJ Panamá neste mês de janeiro: um sacerdote, uma religiosa, oito jovens: cinco da Diocese de Bissau e três da Diocese de Bafatá; incentivou a vivência da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, de 18 a 25 de janeiro que, neste ano 2019, tem como tema: Procurarás a justiça, nada além da justiça (Deuteronômio 16,18-20); pediu que as paróquias e missões celebrem o dia dos mártires, no dia 24 de março, data que recorda o assassinato do arcebispo de San Salvador, Dom Oscar Arnuldo Romero, enquanto celebrava a missa, em 24 de março de 1980, por defender os pobres. Ele foi morto “por ódio à fé” a mando da junta militar que dominava o país.


Na reunião, o Setor recebeu as visitas do Pe. Valdecir Badzinsk, Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB Paraná;  do Sr. Odaril José da Rosa,  Sul 2 da CNBB , Coordenador  do COMIRE – Conselho Missionário Regional Sul 2 e do Pe. Marcos José de Albuquerque, Pároco da Paroquia São Pedro, Matinhos, Diocese de Paranaguá, Paraná 



Nenhum comentário:

Postar um comentário