sábado, 17 de fevereiro de 2018

SEMINÁRIO DOM SETTIMIO ARTURO FERRAZZETTA CELEBRA O SEU DIA

  

Na manhã de sábado, dia 27 de janeiro, às 09 horas, Dom José Lampra Cá presidiu à celebração eucarística para festejar o dia do Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta. Tal dia é celebrado no Seminário, no dia 27 de janeiro, dia do aniversário da morte do Dom Setttimio: 27 de janeiro de 1999.

Na celebração, concelebrada por Dom Pedro Zilli, equipa do Seminário, Pe. Luciano Zilli, primo do Dom Pedro, - que veio ensinar Bíblia aos nossos seminaristas em janeiro e fevereiro -, outros sacerdotes, os seminaristas e amigos do Seminário, marcaram presença os Amigos do Centro Agrícola São Francisco e Santa Clara: Rita De Paoli, Samuel Isotta e Cesare Campagnola. Diego Mamasamba, Diretor do Centro também participou.
Dom Lampra sublinhou, entre outras coisas, que o Seminário é mesmo o lugar para a formação dos futuros sacerdotes. Realçou, no entanto, que é preciso que o seminarista se abra, de todo o coração, para tudo “aquilo que forma um ministro do Senhor”.

Após à Missa, Pe. Domingos da Fonseca refletiu com os seminaristas e demais participantes sobre o “Envolvimento da Igreja Católica no processo da reconciliação na Guiné-Bissau”. Enfatizou que, “quando os guineenses compreenderem os males que estão no seu coração e se perguntarem qual é a responsabilidade de cada um, então as coisas vão melhorar”. Falou da “dimensão profética da nossa vocação” na superação das divisões; Sublinhou a “dimensão da cruz”, lugar da morte de Cristo “para nos reconciliar”. Recordou a “dimensão social do Sacramento da Reconciliação”.



No dia anterior, sexta-feira, Pe. Luciano fez uma palestra subordinada ao tema: “a importância da Terra Santa no contexto dos estudos bíblicos”. Falando da sua experiencia de estudos em Jerusalém, ele aprofundou com os seminaristas e professores, assuntos como a “Arqueologia na terra Santa”, “As terras bíblicas: Geografia bíblica”, etc. “O encontro com Pe. Luciano sobre os lugares bíblicos, foi uma preciosa ocasião para que se tome, ainda mais, o gosto pela Biblia”, avaliaram os participantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário