sábado, 9 de setembro de 2017

GUINÉ-BISSAU: CURSO DE INTEGRAÇÃO MISSIONÁRIA



 Como ocorre há vários anos, de 01 a 31 de Agosto, sob a coordenação de Dom José Lampra Cá, bispo auxiliar de Bissau, realizou-se no Seminário Menor São Kisito, em Bissau, o Curso de Integração Missionária para os missionários chegados à Guiné-Bissau neste ano. Eram em torno de 30 participantes, provenientes de 10 países - Angola, Brasil, Camarões, Egito, Índia, Itália, México, Quénia, Portugal e Senegal,   representando diversas Congregações, Institutos, Novas Comunidades, Leigos Missionários e Evangélicos.

O curso dividiu-se em duas partes: de manhã, aulas de Crioulo, tendo como professores os seminaristas maiores diocesanos de Bissau: Abéuca António Ano Mendes, Alexandre Tokna e Corine Amós Ferreira. Na parte da tarde, com a participação de diversos colaboradores, foram apresentadas palestras sobre os seguintes temas: História da evangelização na Guiné – Pe. Marcos Baliu Sibandió; Caritas Guiné-Bissau – Pe. Domingos Binhague; Radio Sol Mansi – Casimiro Jorge Cajucam; Experiencia Missionaria – Dom Pedro Zilli; Igreja Católica na Africa – Dom Pedro Zilli; Situação político-social da Guiné – Dr. Migues de Barros; Religião Tradicional Africana – Dom José Lampra Cá; Inculturação – Dom José Lampra Cá; Realidade da mulher guineense – Ir. Alessandra Bonfanti; Sincretismo Religioso – Pe. Antonio Mbombo;


Na manhã de quinta-feira, dia 31 de agosto, na capela do Seminário São Kisito, foi celebrada a missa de ação de graças pela introdução dos participantes à vida da Guiné-Bissau. Presidida por Dom José Lampra Cá, concelebrada por Dom Pedro Zilli e Pe. Paulo de Pina Araujo, a celebração foi vivido num ambiente de muita alegria. Na homilia, Dom Pedro sublinhou que “o chamado de Deus nos leva a viver na comunhão com Ele; a comunhão com ele nos leva à consagração e a consagração faz-nos crescer no amor à Missão”; Sublinhando as palavras de São Paulo na Primeira Carta aos Tessalonicenses 3, 13, “queira o Senhor confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos”, Dom Pedro realçou que os “missionários são chamados à santidade”.  

Citando as palavras do Papa Paulo VI, no Discurso da Última Sessão Pública do Concilio Vaticano II, no dia 07 de dezembro de 1965 “…no rosto de todo o homem, sobretudo se se tornou transparente pelas lágrimas ou pelas dores, devemos descobrir o rosto de Cristo, o Filho do Homem”, Dom Pedro exortou os participantes a “estarem preparados porque Jesus chega até nós através do pobres e carenciados”.
Dom José Lampra manifestou-se satisfeito por se ter atingido o objetivo preconizado com o curso de crioulo: «Estamos felizes por termos conseguido aquilo a que fomos aprender. A missa é de ação de graça porque para os crentes tudo começa em Deus e acaba Nele. Estamos felizes por termos no nosso meio nossos irmãos de outras denominações cristãs e agradecemos por suas presenças honrosas. Todos somos de Cristo através do nosso batismo».
Após à Santa Missa houve a entrega dos “diplomas” e um lanche de confraternização. Foram três momentos de profundo agradecimento a Deus pelas perspetivas missionárias suscitadas durante o mês e pela amizade criada no grupo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário