sexta-feira, 25 de agosto de 2017

CRIAÇÃO DAS CARITAS DAS DIOCESES DE BISSAU E DE BAFATÁ

1  


No dia 01 de agosto, Dom José Câmnate criou a Caritas Diocesana de Bissau e Dom Pedro Zilli, a de Bafatá.
Segundo os Estatutos aprovados no dia 05 de maio deste ano, entre outros aspectos, as Caritas Diocesanas se propõem a: Promover ações de formação para os agentes, técnicos e voluntários, capacitando-os para o seu desempenho, tendo em conta as novas formas de pobreza; Contribuir para a transformação social, nomeadamente no domínio das relações sociais, dos valores e do ambiente, em ordem ao desenvolvimento solidário; Desenvolver ações concretas com vista ao acompanhamento e promoção de pessoas carenciadas. Conforme o Decreto de criação, as Caritas Diocesanas terão como objetivo “animar, dinamizar e coordenar a Pastoral Social na Diocese de Bafatá”; apoiar a criação de serviços paroquiais de ação social e dar-lhes o necessário acompanhamento”; “promover, através da caridade cristã, a assistência e a promoção integral das pessoas carenciadas”;
Antes da criação da Diocese de Bafatá em 2001, havia a Caritas Diocesana de Bissau, criada no dia 20 de maio de 1982, que, assim como a Diocese de Bissau, cobria todo o território nacional. Com carta de 1 de Janeiro de 1983, o Bispo de Bissau, Dom Settimio, promulgava os primeiros Estatutos “ad experimentum” pró manuscrito, para que servissem de orientação, cabendo a todos os interessados a tarefa de dar sugestões para que se pudesse apresentar um texto mais completo e definitivo. Com a criação da Diocese de Bafatá, a Caritas Diocesana de Bissau passou a ser chamada de Caritas Guiné-Bissau e cobria igualmente todo o território nacional. Um passo importante foi a criação do Conselho Caritas da Diocese de Bafatá, em janeiro de 2013 e logo a seguir o de Bissau.
Os Estatutos da CARITAS Guiné-Bissau, revistos e aprovados no dia 5 de Maio de 2017, passaram a conter os três níveis: Nacional, Diocesano e Paroquial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário