domingo, 27 de agosto de 2017

SEMINARISTAS DA DIOCESE DE BAFATÁ FAZEM MISSÃO EM BOLAMA

Seminaristas com a comunidade de Bolama
De 01 a 08 de agosto, o Grupo de Animação Missionária “São Francisco Xavier”, composto por seminaristas da Diocese de Bafatá, que já havia estado em Tite e Catió, realizou uma missão na Paróquia São José de Bolama. Nesta terceira missão, acompanhado pelo Pe. Inácio Djú, coordenador da Comissão Vocacional Diocesana, o Grupo contou com a participação de 06 seminaristas: Emanuel Malu, Eusébio Sanca, Dino Barbosa, Silvano Mebde Seré, Júlio Albino Umboca e Leopoldo Monteiro. 

Pe.Abraão e Seminaristas
Segundo o “Relatório da Missão” de 08.08.2017, foram realizadas as seguintes atividades: “encontro com o grupo de vocacionados com o qual falou do tema ‘Vocação’ (Gn 12; At 9,3ss); encontrou-se com grupo de famílias e falou do ‘papel das famílias no processo da vocação dos filhos’(Lc. 2,41-52); e com os jovens e adolescentes tratou da vocação na adolescência e na juventude’”(1 Sm 3,1-21). Alem disso, realizou ensaios com o grupo coral local, animou a Santa Missa no domingo, dia 06 de agosto, Solenidade da “Transfiguração do Senhor”; encontros desportivos,…Visitou as comunidades e aldeias de Lala, Ponta Bissau, Canema, Cabopa, Bolama de Baixo, Gâ-Maria, estas duas últimas sem presença de catequese. No referido Relatório, o Grupo de Animação diz ter ficado agradecido “a Deus pela graça concedida a todos nós para que esta missão fosse uma realidade”; ao Dom Pedro “por ter admitido que a missão se realizasse na sua Diocese”; ao Pe. Ari dos Santos “que muito ajudou no financiamento”; ao Pe. Inácio Djú por tê-lo acompanhado “durante toda a sua missão”; ao “pároco Pe. Abraão Ambessum Sambu e todos os paroquianos pela hospitalidade”. 

Catequese na Igreja
Numa conversa com Dom Pedro, na cúria diocesana, o Grupo realçou que a missão foi positiva: houve um bom acolhimento por parte do pároco e da comunidade; o programa foi realizado conforme o previsto; Jovens, famílias e comunidade ficaram contentes; jovens sentiram o “desejo vocacional”. Foi dito a Dom Pedro que o Pe. Abraão teria gostado da presença do Grupo e do “modo com que apresentaram os temas”. Teria sublinhado que “se os seminaristas já estão com esta capacidade, é por que o Seminário está a dar-lhes bom conteúdo”.

 
Pe. Inácio preside a Santa Missa

Nenhum comentário:

Postar um comentário