segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

SEMINARIO SOBRE O DÍZIMO NA DIOCESE DE BAFATÁ


Sob a orientação do Pe. Lúcio Espíndola Santos, Assistente Pastoral em Tite e coordenador da Comissão do Dízimo na Diocese de Bafatá, nos dias 1 a 3 de dezembro, quinta-feira a sábado, estiveram reunidos, no Centro Feira das Possibilidades de Nhabijão, quinze representantes de sete paróquias e missões da diocese, para um seminário sobre o dízimo. O seminário teve seu desenvolvimento através do estudo do Documento número 106 da CNBB/Brasil, texto aprovado no Conselho Permanente de 14 a 16 de junho de 2016, "O dizimo na comunidade de fé: orientações e propostas". 


O Documento acentua a importância de que a contribuição do dízimo esteja fundamentada na experiência de Deus, na fé, assim como a pastoral do dízimo deve estar integrada em uma pastoral de conjunto. Realça que “por meio do dízimo, que é uma contribuição motivada pela fé, os fiéis vivenciam a comunhão, a participação e a corresponsabilidade na evangelização”.



O seminário foi introduzido com o DVD sobre o dízimo do Sr. Antoninho Tatto do MEAC - Movimento para Evangelização e Ação de Comunidades. Na sexta-feira de manhã, após ter participado na reflexão, Dom Pedro Zilli presidiu à celebração da Santa Missa com a Liturgia da Palavra e as Orações voltadas para o dízimo. Os participantes beneficiaram de uma noite de espiritualidade através do filme de Pasolini "O Evangelho segundo Mateus". O seminário foi concluído com a missa da Memória de São Francisco Xavier, padroeiro das missões. Pe. Lúcio e os participantes agradeceram ao Centro de Nhabijão, na pessoa da Mônica Canavesi, que os acolheu muito bem. Na conclusão, Pe. Lúcio avalia: “Com este seminário demos mais um passo para que nossas paróquias e missões sejam cada vez melhor sujeito de seu crescimento”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário