sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SÃO BENEFICIADAS PELAS CARITAS






Na segunda-feira, dia 05 de dezembro, no Bairro Sintchã Mamadu, em Bafatá, foi inaugurado o salão de beleza “No tene balur” construído com o apoio do Conselho Caritas Bafata, tendo o recurso financeiro vindo da Caritas Italiana, como ação caritativa do jubileu da Misericórdia. Na  cerimonia de inauguração, foram entregues os certificados para 18 beneficiários do projeto “No misti sedu livri”.


O projeto, que contou com a grande ajuda do jovem Livid Barbosa Vaz, formado em Economia e Gestão e colaborador da Caritas, previa a qualificação de 18 pessoas com deficiência para exercerem profissões de forma digna. Para tanto, o Conselho Caritas Bafata organizou cursos básicos de acordo com as áreas pretendidas pelos participantes. Nesta primeira fase do projeto, foram ministradas formações básicas de cabeleireiro, comércio e corte e costura, tendo  cada um dos cursos o total de 72  - setenta e duas - horas.


Além do Salão de cabeleireiro, a Caritas entregou aos beneficiários, os  materiais necessários para  começarem a trabalhar e gerar renda para suas famílias.
Alguns alunos tomaram a palavra e discursaram sobre a oportunidade recebida, mostrando gratidão pela apoio dado e confiança no seu próprio potencial diante do mercado de trabalho. Os alunos surpreenderam o diretor do Conselho Caritas- Pe Lucio Brentegani – homenageando-o com um tecido típico da Guiné-Bissau.
Agradecido pela homenagem, Pe. Lucio disse: “Esta é a conclusão do primeiro passo da Igreja Católica de Bafatá, que busca a inserção na sociedade de pessoas com deficiência que hoje estão excluídas, o projeto não ficará somente na Região de Bafatá, buscaremos apoio para estender às regiões de Gabu, Tombali, Quinara e Bolama”.


Dom Pedro Zilli ressaltou a grande capacidade destas pessoas com deficiência de contribuírem com a sociedade, frisando que, apesar de terem algumas limitações, todos devem colocar suas habilidades e forças no mercado de trabalho, citando o grande exemplo dado pelas paraolimpíadas que ocorreram neste ano de 2016, no Brasil.
Após a entrega dos certificados, ainda houve um pequeno lanche oferecido pela Caritas para confraternização dos alunos e convidados presentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário