domingo, 18 de dezembro de 2016

QUEBO: INAUGURAÇÃO E BÊNÇÃO DA MISSÃO CATÓLICA “BEATO PAULO VI”


Para a inauguração e bênção, no dia 13 de dezembro, da Missão Católica “Beato Paulo VI” de Quebo, Diocese de Bafatá, de 07 a 16, a Guiné-Bissau teve a felicidade de acolher os representantes do Regional Sul 2 da CNBB, que compreende 04 arquidioceses, 14 dioceses, 02 eparquias ucranianas, 903 paróquias, 9.700 templos católicos, etc do Paraná. A delegação era assim constituída: Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB; Pe. Mário Spaki, Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB; Pe. Vagner Aparecido Alves da Diocese de Paranaguá; Pe. Marcos José de Albuquerque da Diocese de Toledo e a Sra. Samara Taiza, Leiga Missionária que veio a Quebo para um serviço missionário de 02 anos.


No dia 13, Memória do Martirio de Santa Luzia, viveu-se o grande momento da visita dos irmãos parananenses: a inauguração e benção da Missão Católica “Beato Paulo VIcom os Sacramentos da Iniciação. Na homilia, Dom Pedro, que presidiu à Santa Missa, recordou que Paulo VI foi o primeiro Papa a viajar para a Africa e encontrar os africanos na sua terra natal, precisamente em Uganda, em 1969. Recordou que, em Kampala, Paulo VI, no seu discurso dirigido aos Bispos africanos reunidos em sessão do SCEAM, convidou as igrejas locais a promoverem um cristianismo africano, a suscitar um real movimento missionário a partir da própria África, dizendo: “Africanos, sede missionários de vós mesmos”. Comentando o convite do Papa, Dom Pedro disse que os irmãos do Paraná “querem nos ajudar a responder positivamente a este apelo de Sua Santidade”. Agradeceu a Dom Mauro e Bispos do Paraná pela abertura da Missão de Quebo e pela Ação Missionária “20.000 Bíblias para a África”. Manifestou toda a sua alegria e agradecimento à Igreja do Brasil, ao comunicar que a Bíblia a ser impressa em português será a “Bíblia Sagrada – Tradução da CNBB”. Agradeceu igualmente os missionários do Paraná que estão em Quebo: o casal Pedro Avelino Lang - Diácono Permanente, sua esposa Salete Terezinha Lang, o Pe. Ivan Luiz Walter e a Samara.


Na celebração, muito bem preparada pela comunidade, e que contou com a presença de Dom José Câmnate Na Bissign, Bispo de Bissau, vários sacerdotes, consagrados, consagradas, lideranças muçulmanas e evangélicas,  Dom Mauro ministrou o Sacramento do Batismo a uma jovem, o da Crisma e da Eucaristia a dez jovens da comunidade. 


Após à celebração todos se confraternizaram com um almoço preparado pela comunidade. Sobre esse momento Dom Mauro afirmou: “Nós ficamos muito felizes em poder saber o que é uma missão católica na Guiné Bissau. Não é só ter a casa dos missionários, não é só rezar a missa, mas é ter uma ampla atividade de trabalhos que nós deveremos executar. Seja na parte espiritual, evangelizadora, a presença junto com essas ovelhas, junto com o povo, que para eles é muito importante: a presença dos missionários”.A Missão Católica Beato Paulo VI, erigida oficialmente no dia 19 de outubro 2014, Dia Mundial das Missões e da Beatificação do Papa Paulo VI e pertencente à Paróquia Santa Cruz de Buba, num futuro muito próximo virá a ser Paróquia.


Alem dos encontros com Dom Pedro Zilli, em Bafatá, e Dom José Câmnate, em Bissau e serem recepcionados, com a participação de Dom Pedro, com um almoço na Embaixada do Brasil pelo Embaixador Sr. Fernando Apparicio da Silva, os amigos paranaenses visitaram Buba, Catió, Gabu, participaram da Peregrinação Mariana em Cacheu no dia 10 de dezembro e viveram outros momentos.

Pe.Ivan, Diácono Pedro, Pe. Vagner, Samara, Dom Pedro, Salete, Dom Mauro,
Pe. Marcos e Pe. Mario





Nenhum comentário:

Postar um comentário