terça-feira, 13 de dezembro de 2016

IGREJA DA GUINÉ-BISSAU VIVEU MAIS UMA PEREGRINAÇÃO MARIANA




Sob o lema: «Djuntu ku Maria no ngaba Miserikordia di Deus» (Com Maria, louvemos a Misericórdia de Deus”), na sexta-feira e no sábado, dias 09 e 10 de dezembro, para celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, foi realizada a já habitual Peregrinação Nacional ao Santuário de Nossa Senhora da Natividade, em Cacheu.
Na sexta-feira à tarde, houve uma marcha jovem de Capó para Cacheu (cerca de 7 Km), seguida de Adoração Eucarística, no recinto do Santuário, presidida por Dom José Lampra Cá.


No sábado de manhã, os peregrinos, provenientes de várias paróquias das dioceses de Bissau e Bafatá, reuniram-se para a celebração da Santa Missa presidida por Dom José Lampra Cá, concelebrada por Dom José Câmnate na Bissign, Dom Pedro Zilli, Dom Mauro Aparecido dos Santos - Arcebispo de Cascavel e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB que compreende as arquidioceses e dioceses do Estado do Paraná, Brasil – e numerosos sacerdotes. No início da celebração, Dom Pedro apresentou os demais irmãos vindos do Paraná em companhia do Dom Mauro: Pe. Mário Spaki, Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, Pe. Vagner Aparecido Alves, Pe. Marcos José de Albuquerque e a Sra. Samara Taiza, leiga missionária que estará na missão, em Quebo, durante 02 anos. Dom Pedro disse que o grupo veio à Guiné-Bissau para a inauguração, no dia 13 de dezembro – terça-feira, da Missão Católica Beato Paulo VI, assumida pelo Paraná na cidade de Quebo, Região de Tombali. Profundamente agradecido, falou também do testemunho maravilhoso do Paraná em ter lançado, em setembro 2015, “a Ação Missionária 20.000 Bíblias para a Africa” e que tal Ação alcançou pleno êxito e que serão “impressos 15.000 exemplares em português e se ficará à espera da impressão em crioulo”. Os peregrinos vibraram com a notícia, manifestando sua alegria através de um lindo aplauso. No final da celebração, Dom Lampra voltou a agradecer a presença dos paranaenses e os dois bonitos gestos missionários para com a Igreja Guiné-Bissau. Falou igualmente da colaboração da Igreja do Brasil no envio de professores para lecionar no Seminário Maior Dom Settimio A. Ferrazzetta. De fato, mais dois sacerdotes estão para chegar na Guiné nos próximos dias com este intuito.  

Dom José Câmnate, Dom Mauro, Dom Lampra e Dom Pedro
Não faltaram agradecimentos a todos os presentes, às autoridades nacionais e locais, aos voluntários e benfeitores, a todos os que trabalharam pela boa realização da peregrinação, como também a amável presença de um grupo de líderes muçulmanos. 
À tarde, às 15,00 horas, Dom Lampra abençoou os objetos religiosos e os peregrinos que voltaram para seus lares muito felizes por terem vivido mais um momento de fé no Senhor, que vem salvar seu povo, e por terem louvado Maria, a Mãe da Divina Misericórdia.





Um comentário:

  1. Que bonito ver o povo visitando a casa da Mãe. Deus abençoe os missionários e em fevereiro estarei em Bafafá na missão da Nova Aliança.

    ResponderExcluir