quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

SACERDOTES RECÉM-ORDENADOS REUNIRAM-SE





Sob a coordenação da Comissão interdiocesana de acompanhamento dos Sacerdotes recém-ordenados, cujo presidente é o Dom José Lampra Cá e seus membros, Pe. Celso Corbioli, Pe. Abraão Ambessum Sambu e Pe. Domingos Cá, nos dias 23 e 24 de novembro – quarta e quinta-feira - , os sacerdotes recém-ordenados pertencentes às dioceses de Bissau e Bafatá e Congregações presentes na Guiné-Bissau, reuniram-se no Centro de Espiritualidade N´Dame. Dom José Lampra Cá abriu o encontro com uma meditação, falando da oração que nos “ajuda a sermos sacerdotes a serviço dos homens e da salvação universal”. Ainda na manhã da quarta-feira, Pe. Michel Gerlier, Espiritano, Pároco da Paróquia São Carlos Lwanga de Bajob, refletiu com os participantes sobre o Batismo dos adultos. Na reflexão, propôs uma questão fundamental: “o que um catecúmeno deve abandonar de seus hábitos tradicionais para aceder ao sacramento do Batismo?”. Na tarde da quarta-feira, Frei Armando Cossa (OFM) aprofundou o tema do matrimónio com disparidade de culto que une uma parte católica e outra não cristã, e o matrimónio misto entre um católico e um cristão de outra Igreja cristã.


Na manhã da quinta-feira, o Dr. Miguel de Barros falou sobre os desafios das novas tecnologias, como “um mundo que está aí e que não pode ser ignorado. É uma oportunidade e ao mesmo tempo exige atenção para não se viver dependente dele”. Todos os temas tratados foram seguidos de um bom debate por parte dos participantes que evidenciaram a necessidade de mais encontros como este para a compreensão mais profunda das exigências pastorais neste tempo e neste ambiente africano.
Na tarde de quinta-feira, o tema da oração foi retomado por Dom Pedro Zilli. Citando o artigo “Rezar a Missão com o coração de misericórdia” do Pe. Augusto Farias, Revista Boa Nova, fevereiro 2016, Dom Pedro realçou que “a Missão começa de joelhos aos pés de Jesus, escutando o plano que ele tem para nós e para o mundo que Ele quer salvar servindo-se de nós” e que “a Missão não é apenas falar de Deus à humanidade, mas também falar da humanidade a Deus. Muitas vezes, perante certas situações, não há respostas nem soluções capazes. Ficamos humanamente impotentes. A resposta terá que vir de outro lado”.

No encerramento do encontro, que foi pontuado pela celebração da Santa Eucaristia e outros momentos de oração, os participantes “agradeceram a Deus e aos responsáveis do acompanhamento dos recém-ordenados pela oportunidade de se reunirem para o fortalecimento da vida cristã no sacerdócio”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário