sexta-feira, 20 de março de 2015

VISITA DO PE. VILSON GROH E WILLIAN NARZETTI DO INSTITUTO VILSON GROH


Formação com os professores de Empada
Entre os dias 01 e 16 de março, estiveram na Guiné-Bissau, o  Pe. Vilson Groh e Willian Narzetti do Instituto Vilson Groh. Vieram de Florianópolis, SC, para aprofundar a relação de cooperação existente entre o Instituto Vilson Groh (IVG) de Florianópolis e a Diocese de Bafatá, especialmente, na paróquia de Empada, onde o Instituto apoia anualmente 200 bolsas de estudos para jovens do Liceu Dom Settímio Arturo Ferrazzeta daquela localidade. Além das mensalidades, o IVG também investe na aquisição dos materiais escolares para todos os 650 alunos. Além do apoio ao Liceu, o Instituto também garante 12 bolsas de estudos no jardim de infância Consolata de Empada e 48 bolsas de estudo na escola comunitária de Mui. Ainda financia a Colônia de Férias realizada pela Paróquia de Empada durante as férias escolares. Neste projeto, 200 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos participam de atividades educativas, recreativas e aprendizado de ofícios. As famílias apreciam muito a iniciativa.

Em sua estadia em Empada, Pe. Vilson e Willian foram recebidos pelos Padres Antonio Ambona e Maio da Silva, irmãs Missionarias da Consolata e pela comunidade. Sob o tema “Democracia e a sala de aula”, Pe. Vilson ministrou um curso, de 02 dias, para 53 professores das escolas da região.
Analisando os resultados positivos dos projetos onde o Instituto já investia, foi possível planejar junto com a equipe de Empada a possibilidade de ampliar a dimensão do apoio, com novas iniciativas aos projetos já financiados, com foco na educação e com potencial de tornar-se um projeto piloto capaz de estruturar uma rede educação. Além do pagamento da mensalidade para 200 jovens, fornecimentos do material educacional serão acrescentados a alimentação aos 650 alunos e 20 professores. Como contrapartida, a comunidade de Empada comprometeu-se em construir a cantina e buscar uma pessoa para preparar a alimentação.

Encontro com estudantes do liceu Dom Settimio, Empada
Também ampliou-se o apoio às escolas das tabancas de Empada. Como o foco de todo investimento do Instituto em Empada é prioritário em educação, concordou-se na doação de materiais escolares para os alunos das seguintes escolas comunitárias: Katiobá com 100 alunos; Mui com 55 alunos e Kudom com 114 alunos. Vale lembrar que, além de todo do IVG a Empada, amigos do Pe. Vilson estão a dar uma ajuda às atividades pastorais daquela Paróquia.
No dia 12 de março Pe. Vilson ministrou outro curso na área educacional, desta vez para os professores do Liceu Padre Leopoldo Pastori, em Bafatá.

Curso para o clero da Diocese de Bafatá e outros convidados
Nos dias 13, 14 e 15 de março, Willian ministrou, em Bafatá, um curso para o clero da Diocese de Bafatá, contando também com outros convidados. O curso abrangeu os seguintes conteúdos: planejamento orçamentário, prestação de contas, execução do projeto atrelado ao plano de trabalho e comunicação com parceiros. A dinâmica consistiu em breves explanações conceituais e apresentação de metodologias seguidas de trabalhos práticos, onde os participantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos no curso em casos práticos, ligados ao cotidiano de seus trabalhos.


Entre os dias 12 e 15 visitaram a Missão Católica de Tite, acompanhando o trabalho desenvolvido pelo Pe. Lúcio Espíndola Santos da Arquidiocese de Florianópolis e pelos missionários da comunidade Divino Oleiro.  Pe. Vilson e Willian sublinham que o balanço da viagem apresentou-se extremamente positivo, pois além dos cursos ministrados, houve intensa troca de experiência entre eles e a comunidade local. Evidenciou-se a imensa vontade das pessoas em contribuir para ampliar seus conhecimentos. As paróquias e as missões desenvolvem trabalhos de grande impacto, tanto na evangelização quanto na execução de atividades estruturantes que possibilitam o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas.



No fim da visita houve um encontro com Dom José Câmnate, Bispo de Bissau.  Com Dom Pedro Zilli, que acompanhou a visita mais de perto, os contatos foram ainda mais intensos. Dom Pedro e Dom José ficaram muito agradecidos pela visita dos irmãos de Florianópolis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário