domingo, 29 de março de 2015

DOM PEDRO ZILLI CELEBRA SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ EM BOLAMA

Procissão de Entrada na Missa de São José
De sexta-feira a domingo, 20 a 22 de março, Dom Pedro esteve em visita à Paroquia São José de Bolama. Na sexta-feira de manhã, com a Leiga Missionária Dulcineia Marcondes, brasileira da Pastoral da Criança, o bispo saiu de Tite, tendo chegado em Bolama antes do almoço, onde foi acolhido pelos Padres Abraão Ambessum, Pároco, Paulo de Pina Araújo, Vigário Paroquial, Irmãs Francisca e Valmeres das Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação (FMDB) que, estão a celebrar um ano de missão em Bolama, tendo chegado na ilha no dia 22 de março e entrado oficialmente na comunidade no dia 23, na Solenidade de São José. 
No escrutínio dos catecúmenos
O objetivo da visita de Dom Pedro a Bolama era para celebrar a Solenidade de São José e encontrar a comunidade nos seus vários grupos. Assim, ele encontrou os padres e as irmãs, as famílias, jovens e adolescentes, catequistas, os 11 catecúmenos que serão batizados na Vigília Pascal. Todos os grupos agradeceram a Dom Pedro pelo envio dos atuais sacerdotes e das irmãs a Bolama. Sublinharam que “não há nenhuma queixa” em relação a eles. Dom Pedro notou um grande empenho em todos - equipa missionária – e comunidade no sentido de se chegar a mais famílias cristãs, catequistas e catequeses mais bem preparados, evangelização nas tabancas, formação da juventude, Pastoral da Criança, Dízimo, Escutismo, melhor gestão e organização na escola…! Todos os grupos agradeceram a Dom Pedro pela disponibilidade em encontrá-los. 
Dom Pedro com os catecúmenos
No entanto, os catecúmenos foram aqueles que mais ficaram agradecidos, quando souberam que, na tradição da Igreja, era o bispo que, na Quaresma, dava catequese de preparação próxima aos catecúmenos que na Vigília Pascal receberiam os Sacramentos da Iniciação e que era ele quem os batizava. A presença do bispo com eles, foi um sinal desta sua missão. No sábado a noite, houve a procissão com a imagem do Santo padroeiro pelas ruas de Bolama, com a recitação do rosário, que culminou com um momento de adoração eucarística. No domingo de manhã, dia 22, a missa da Solenidade de São José. Na missa, com a presença de autoridades locais, conforme previsto pelo Ritual de Iniciação Cristã dos Adultos, os 11 catecúmenos fizeram o Terceiro Escrutínio. As irmãs foram homenageadas. Dom Pedro desejou-lhes “muitos anos de vida em Bolama”. 

Pe. Abraão, Irmãs Valmeres, Francisca e Dom Pedro
Depois do almoço, com Cláudia e Dayse que foram participar da celebração, Dom Pedro retornou para Tite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário