sábado, 14 de março de 2015

DOM PEDRO VISITOU CABOXANGUE, BEDANDA E SÃO FRANCISCO DA FLORESTA

Dom Pedro, Bruno, Frei Antonio, Claudinei, Frei Benicio
De sexta a terça-feira, 06 a 10 de março, em companhia dos missionários da Comunidade Católica Nova Aliança de Gabu (Bruno e Claudinei) e Domingos Mister de Bafatá, Dom Pedro visitou as comunidades de Caboxangue, Bedanda,  São Francisco da Floresta e Santa Clara. No dia 06, provenientes de Tite, foram para Caboxangue, tendo lá encontrado os Freis Joaquim Ialá, Benicio Luis N’Fitcha e Antonio Tchami. No sábado, dia 07, alem da Santa Missa, foram vividos dois momentos muito bonitos: a visita à residência do pastor evangélico  e o encontro com a comunidade, constituída na sua maioria por jovens. 


O encontro que contou com a presença do pastor, foi uma síntese do caminho cristão em Caboxangue, com todas as suas dificuldades e alegrias. Os jovens falavam de “perseguição” por parte da tradição balanta que os adultos procuram mantê-la em todos os seus aspectos; encontram também dificuldades nos próprios jovens e mesmo naqueles que frequentam a comunidade. Dom Pedro, os freis e o pastor animaram os presentes a irem à frente, sublinhando que a fé cristã supõe cruz e que Cristo Jesus estará sempre com eles, como prometido no Evangelho de São Mateus 28,20. No domingo, dia 08, na santa missa, o rito do primeiro escrutínio para 07 jovens que receberão o batismo no sábado santo. Ficaram felizes porque Dom Pedro irá batizá-los. Na missa, houve orações pelas mulheres no dia a elas dedicado. Após a missa de Caboxangue, Dom Pedro, em companhia do Frei Benicio, Frei Antonio, Bruno, Claudinei e Domingos Mister, seguiu para Bedanda, tendo celebrado Santa Missa. 

Claudinei, Irmã Irina, Dom Pedro, Irmã Lidia, Irmã Rina, Bruno
Em Bedanda, encontraram as irmãs Rina Cantarin, Lidia Ferraro e Irina Magda R. Gomes Cá. À tarde, no ambiente do dia 08 de março, houve um jogo de futebol entre mulheres e homens da comunidade, que terminou empatado: 04 a 04. Na manhã da segunda-feira, após à oração, Dom Pedro e o grupo visitaram o porto de Bedanda e a seguir, o bispo reuniu-se com as irmãs. À tarde, um encontro com a comunidade cristã que fez um balanço do seu caminho eclesial, salientando a necessidade da criação da paróquia em Bedanda com sacerdote residente, de mais administração do sacramento do batismo, de mais formação para os catequistas e maior empenho dos mesmos, de mais famílias cristãs,…! A seguir ao encontro, Dom Pedro celebrou a Santa Eucaristia. 

Jardim Morena
Na manhã de terça-feira, dia 10, após  à celebração da Santa Missa na capela das irmãs e a visita ao Jardim Infantil “Morena”, com Bruno, Claudinei e Domingos Mister, seguiu para São Francisco e Santa Clara, tendo encontrado Mamasamba e demais responsáveis da fabrica de transformação de caju, trabalhadores e Elena Rossetto, da Itália,  que está a prestar uma preciosa colaboração na  organização das atividadesFalou-se da catequese, escola e dos trabalhos da fabrica. Depois do almoço, retorno para Bafatá. 

Dom Pedro, Elena, Cladinei, Mamasanba... no Rio em Santa Clara


Nenhum comentário:

Postar um comentário