terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

DIOCESE DE BAFATÁ: DOM PEDRO ZILLI VISITOU CAFAL

11

DOM pEDRO, sR. cABI, pE. daNIEL...

De 31 de janeiro a 02 de fevereiro 2021, domingo a terça-feira, Dom Pedro Zilli visitou a Comunidade São Carlos Lwanga de Cafal, Sul da Guiné-Bissau e da Diocese de Bafatá. 

Na manhã de segunda-feira, dia 01 de fevereiro, presidiu a celebração da Santa Missa, concelebrada pelo Pe. Daniel Aliou Mané, dos Oblatos de Maria Imaculada (OMI) e responsável da comunidade. Apos ao café, com Pe. Daniel e um representante da comunidade, visitou o Jardim Infantil, que teve inicio em janeiro deste ano, com 17 crianças; visitou a primeira, segunda e terceira classes da Escola Dom Settimio Arturo Ferrazzetta e a Escola “Barca de Noé” da Igreja Evangélica. A seguir, fez uma visita ao Sr. Cabi, o ancião mais idoso de Cafal. 

À tarde, o tradicional encontro com os adultos – Garandis. Agradeceram o bispo pela visita e os padres de Cacine pelo esforço e perseverança em acompanhar Cafal, enfrentado, para tanto, todas as dificuldades de estradas e travessia do braço de mar. O ponto principal de toda a conversação foi o da escola. Agradeceram a Missão Católica pela escola, desde o Jardim Infantil até à 6ª serie. Disseram sentirem-se felizes ao ver que seus filhos “sabem ler, sabem escrever”.  Disseram já estarem iniciando a fabricação de adobes (tijolos de barro) e os cibes para a cobertura do novo pavilhão em lugar do que caiu em parte...! Os padres procurarão cimento e chapas de zinco. Ao pedir presença fixa de padres ou irmãs para a comunidade, agradeceram os padres de Cacine “pelo esforço para acompanhar a comunidade de Cafal”.

Na manhã de terça-feira, 02 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, Dom Pedro presidiu a celebração eucarística, concelebrada pelo Pe. Daniel. Foi o momento mais especial da visita, pelo valor em si da celebração, mas também por ser a prioridade número um da Igreja em todo o mundo, e com ela, a Diocese de Bafatá que, nestes 20 anos, tem levado à frente o  anúncio o Evangelho de Jesus e mais irmãos aos Sacramentos. Na homilia, Dom Pedro exaltou as figuras de Simeão e Ana que esperaram e acolheram, com alegria, o Menino Jesus, Luz do Mundo. Dom Pedro convidou os presentes a rezarem pela Diocese de Bissau, no dia da sua Padroeira, Nossa Senhora da Candelária e pelos Consagrados, no Dia Mundial da Vida Consagrada. Antes da benção, Pe. Daniel falou do caminho da comunidade cristã que conta com dois grupos de catequese com crianças e adolescentes, ajudados por dois professores, um local e outro que veio de Bissau;  um grupo coral, ajudado por um professor de Antula e um grupo de adolescentes. Disse que nos domingos em que o padre não está, fazem a celebração da Palavra; os padres procuram estar em Cafal aos domingos e, com frequência, também durante a semana para o seguimento da Escola. Como na reunião do dia anterior com os adultos, os presentes pediram a presença fixa de padres ou irmãs, em Cafal, mas não deixaram de agradecer Cacine por “não abandoná-los”.

Após à celebração da Santa Missa, encontro com o Comitê de Gestão, Direção e Professores da Escola Dom Settimio A. Ferrazzetta. Foi sublinhado que o problema maior é aquele econômico: pais e encarregados que pagam, com dificuldade, as mensalidades de seus filhos. Foi dito que quando se manda um menino para casa por falta de pagamento, há pais e encarregados que acabam por não se preocuparem e o aluno não volta à escola; falou-se também que já são 05 meses que os professores não recebem o pagamento do Estado.

No final do encontro, Pe. Daniel chamou a atenção dos presentes falando da necessidade de os professores darem bons exemplos: chegarem sempre cedo, antes dos alunos; participarem das atividades extraescolares, como por exemplo, ajudando na feitura de adobes para a nova construção. Dom Pedro agradeceu a todos e encorajou-os a continuarem com ânimo renovado, em meio às dificuldades.


À tarde, depois do almoço, retornou para Bafatá, alegre por aquilo que viu e viveu com Pe. Daniel e a comunidade.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário