terça-feira, 30 de abril de 2019

DON CALABRIA VISITA DIOCESE DE BAFATÁ

em Bissau com Pe. Fabio Motta, PIME

Atendendo ao convite de Dom Pedro Zilli, na carta datada de 13 de março de 2018, nos dias 16 a 23 de março, a Congregação dos “Pobres Servos da Divina Providencia (Don Calabria), cuja sede encontra-se em Verona, na Itália, visitou a Diocese de Bafatá. Pe. Miguel Tofful (Superior Geral), Pe. Gilberto Bortolini (Delegado Provincial no Brasil) e  Pe. Timoteo Hamuyela (Delegado Provincial em Angola), vieram com o intuito de conhecer a Diocese de Bafatá, com uma especial atenção a Buba e estudar  uma eventual presença naquela cidade.
padres Lucio, Gilberto, Timoteo, Miguel, Dom Pedro, Admir
Em companhia de Dom Pedro, os irmãos calabrianos iniciaram a visita com a celebração da Santa Missa, no domingo, dia 17, na Paróquia Nossa de Fátima, em Bissau. À tarde, depois do almoço no PIME, vieram para Bafatá com Dom Pedro. Na segunda-feira, 18, às 10 horas, um primeiro encontro para apresentação da Diocese, especialmente Buba. 


No CEFA Buba
No encontro estavam presentes: Dom Pedro, Pe. Lucio Brentegani, Pe. Andrea Mattuzi e Pe. Admir Isnaba Pereira Tamba.  À tarde, com Pe. Admir, viajaram para Buba. Na terça-feira, dia 19, visitaram comunidades que fazem parte da Paróquia: Fulacunda, Banta, Foia, Gã Perto, San Nhinte. Na quarta-feira, 20, com Dom Pedro, padres Admir Tamba, Lucio Brentegani, Domingos a Fonseca e Monica Canavesi, reunião e visita ao CEFA (Centro de Ensino e Formação Agrícola, Santo Isidoro Lavrador). A tarde, nossos irmãos concelebraram  na Missa presidida por Dom Pedro, na Missão Católica São Paulo VI de Quebo. Era a despedida do Frei Bernardo Luz. Após Missa e jantar, retornaram para Bafatá. 
Na quinta-feira, dia 21, às 9, 30, o segundo encontro, com Dom Pedro, Pe. Admir, Pe. Domingos da Fonseca, Pe. Lucio. No encontro, os visitantes falaram de suas impressões sobre a visita a Buba. Disseram que retornavam à Itália, “contentes por aquilo que viram e dispostos a continuar a reflexão sobre a possibilidade de vir para aquela Missão”. Pediram que lhes enviemos atualizações sobre o CEFA. À tarde visitaram Bambadinca e Nhabijão. Na sexta-feira (22), de manhã, visitaram Contuboel e à tarde participaram da Via-Sacra na Sé Catedral de Bafatá, ocasião em que saudaram a comunidade. 

Na Missa em Quebo
No sábado, 23, às 10 horas, em Gabu, concelebraram na Missa de ação de graças pelos 25 anos de vida religiosa da Irmã Florinda Costa e Sá, das Clarissas Franciscanas do Santíssimo Sacramento. À tarde, com Dom Pedro,  viajaram para Bissau, tendo passado por Safin, para cumprimentar e jantar com as Irmãs de São José de Cluny, angolanas. À noite, viajaram para a Itália.

Dom Pedro, refletindo sobre visita dos três calabrianos, realçou que “a semana passada com eles foi muito bonita, cheia de alegria, de fraternidade e de amor à Missão”. Disse que “se decidirem pela abertura de uma presença em Buba, ele ficará muito feliz, pois será uma ocasião de crescimento para a Diocese e para Don Calabria”.  

Na celebração da Irmã Florinda
Recorde-se que de 01 a 05 de março 2015, a Diocese de Bafatá teve a alegria de acolher dois membros da Congregação dos “Pobres Servos da Divina Providência”, de Don João Calabria: em nome do Superior Geral, Pe. Miguel Tofful, vieram o Vigário Geral Pe. Luciano Squizzato e o Presidente do Hospital de Negrar, Irmão Carlo Toninello. A visita dos dois irmãos de Don Calabria teve como finalidade atender ao convite de Dom Pedro para que viessem visitar Bafatá estudar a possibilidade da Congregação abrir uma presença missionária na Diocese.
Pe.Luciano, Dom Pedro, Irmão Carlo, Pe. Pizzoli



Nenhum comentário:

Postar um comentário