segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

QUEBO: VISITA DO REGIONAL SUL 2




De 08 a 17 de janeiro, a Diocese de Bafatá, especialmente a Missão Católica São Paulo VI de Quebo, viveram a alegria de acolher a visita do Regional Sul 2 da CNBB, que compreende as Arquidioceses e Dioceses do  Estado do Paraná, Sul do Brasil.
A delegação estava composta pelo Pe. Valdecir Badzinsk, Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB Paraná;  Sr. Odaril José da Rosa,  Coordenador  do COMIRE, - Conselho Missionário Regional - Sul 2 da CNBB e Pe. Marcos José de Albuquerque, Pároco da Paróquia São Pedro, Matinhos, Diocese de Paranaguá, Paraná.  Esta foi a segunda visita do Odaril e Marcos.

Para fazer o ponto do andamento da Missão de Quebo e alinhavar perspectivas, os visitantes tiveram encontros com os missionários de Quebo, de Buba, Dom Pedro Zilli, e autoridades locais; visitaram missões com experiência no âmbito escolar: Buba,  Catió, Gabu.
Momento forte da visita teve lugar no domingo, dia 13 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor. Recordando o padroeiro São Paulo VI, Dom Pedro presidiu à celebração da Santa Missa, concelebrada pelos padres Valdecir, Marcos, Luís Paulo, António Niemiec, Alberto Zamberletti, PIME e Natale Castelli de Milão que se fazia acompanhar por uma senhora e duas jovens, ambas de Milão. Pe. António Niemiec CSsR é Assessor da Comissão Missionária da CNBB e Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária. Ele  chegou na Guiné-Bissau no dia 04 de janeiro e permanecerá no País até 12 de fevereiro, ministrando  Cartas Católicas e aos Hebreus e Teologia Espiritual no Seminário Maior Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, em Bissau.

No final da celebração, Pe. Valdecir manifestou sua alegria, em ver que o “Missão está a indo bem e que os missionários estão a dar um bom testemunho de amor à Igreja e ao povo”. Agradeceu a Dom Pedro Zilli e toda a “Diocese de Bafatá por todo o apoio aos missionários paranaenses”. Os três – Pe. Valdecir, Pe. Marcos e o Sr. Odaril.- agradeceram a Deus pela oportunidade da estada na Guiné.
Dom Pedro disse “sentir-se feliz pelo bom caminho que a Missão São Paulo VI está a levar à frente”. Agradeceu os três visitantes e enviou uma especial saudação aos Arcebispos e Bispos do Paraná, ao casal Diácono Pedro Lang e sua esposa Salete “por todo o amor dedicado à Missão, desde os seus inícios”. Enviou saudações aos demais missionários que marcaram presença Missão: Diácono Metódio, Benedito, Elizete, Samara, Luana,…!




Nenhum comentário:

Postar um comentário