segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

REGIONAL SUL 4 CNBB: PROJETO FÉRIAS MISSIONÁRIAS NA GUINÉ-BISSAU




Com o intuito de despertar  e cultivar a dimensão missionaria presente na vida de todo  cristão batizado, de 17 de dezembro 2018 a 23 de janeiro, a  Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Sul 4 da CNBB – Conferência dos Bispos do Brasil -, viveu  o projeto férias missionárias intitulado “Missão Anunciação”, na Guiné-Bissau, especialmente, na Missão Católica “São Pedro” de Tite, Diocese de Bafatá.

No mesmo dia 17 pela manhã, Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo  da Arquidiocese de Florianópolis, SC, na missa concelebrada por outros sacerdotes e com a presença da comunidade e familiares, os missionários foram enviados ao nosso país. Chegaram no dia 18 e  já no dia 19, no Centro de Espiritualidade de Centro de Espiritualidade de N´Dame, tiveram um dia de introdução à realidade guineense e da Igreja Católica. O Professor Doutor Alfredo Handem ajudou o grupo num contato mais profundo com a  situação socioeconômica e cultural na Guiné-Bissau. Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau, ajudado pelo Pe. Domingos da Fonseca, Vigário Geral da Diocese de Bafatá, falou sobre a Religião Tradicional Africana (RTA). Dom Pedro Zilli fez um breve apanhado da Historia da Igreja na Guiné-Bissau. O dia foi marcado pela celebração da Eucaristia e profunda alegria por se estar iniciando uma nova experiência.

Na manhã do dia 20, partiram para a Missão Católica de Tite, tendo sido acolhidos pela Comunidade Católica Divino Oleiro e pelo Padre Lúcio Espíndola Santos. Foram 27 dias intensos de atividades nas mais diferentes frentes missionárias presentes naquela realidade, das quais podemos destacar: presença diária nas tabancas (aldeias) na catequese e celebrações; visitas, oração e bênção das casas - na sede e tabancas-; retiro, encontros e formação para a juventude; evangelização para as crianças; convivência com diferentes grupos, inclusive muçulmanos; mutirões de limpeza, organização no Centro de Saúde “Carlotta” e Liceu de autogestão “Gino Ambrosi”, com destaque para a Biblioteca. Além disso, os missionários organizaram uma conferência sobre a Consciência Social – Educação, Política e Ação -, que reuniu professores, autoridades locais e juventude em geral, tendo repercutido de maneira muito positiva. Igualmente positiva foi a formação e o acompanhamento de jovens monitores do jardim infantil.

Cláudia, do Divino Oleiro, sublinhou que “a integração com a comunidade local foi muito intensa e alegre, marcada por sentimento de gratidão mútuos”.
Dois dias antes do retorno para o Brasil, o grupo teve a oportunidade de conhecer a localidade de Buba, visitando a casa das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, os Padres Diocesanos e as dependências do Centro de Formação de Agricultura – CEFA, “Santo Isidoro Lavrador”. A Missão Católica São Paulo VI de Quebo, também foi um dos lugares visitados pelos missionários, que puderam conhecer um pouco da realidade desta missão que está sob a responsabilidade da Regional Sul 2 da CNBB.

Em Bafatá, o grupo, que já havia encontrado com Dom Pedro Zilli no inicio da missão, depois nos dias 05 e 06 de janeiro, em Tite, teve a oportunidade de encontrar-se, mais uma vez com ele, tendo exprimido suas impressões acerca da missão realizada. Outra visita que marcou muito, foi o encontro com os seminaristas do Seminário Maior, em Bissau, juntamente com o reitor Padre Bernardo Gomes, Dom Pedro Zilli, Pe. António Niemiec CSsR, Assessor da Comissão Missionária da CNBB e Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária e os padres Eduardo e Sérgio da Diocese de Tubarão, SC, Brasil.

Naquela tarde, numa entrevista à Radio Sol Mansi, Dom Pedro Zilli disse que os missionários brasileiros vieram a Guiné com vontade de anunciar a boa nova de Jesus Cristo. “vieram com o objetivo de anunciar a Jesus Cristo, com a palavra e a própria vida.  Vieram também com o  objetivo de encontrar outro povo, outra cultura e outro ambiente”.  Na mesma entrevista, o Seminarista José Victor Azevedo, disse que é muito importante encontrar com os seminaristas de Bissau. “Pra nós é uma troca de experiência e realidade, apesar dos dois países terem as suas diferenças, esse encontro de cultura nos faz mais irmãos na mesma fé. A cultura e a própria língua foram um desafio, fomos para 13 tabancas para catequeses…Estamos feliz porque a Palavra de Deus estava chegando”
Para coroar, o último encontro foi com Dom José Câmnate Na Bissign, Bispo da Diocese de Bissau, que recebeu ao missionários com muita alegria e entusiasmo.


Na noite do dia 23 de janeiro, os missionários da “Missão Anunciação”, regressaram ao Brasil deixando além de saudades, um imenso testemunho cristão de amor pela Igreja, pelo Reino e pelo Povo!


Um comentário: