sábado, 4 de agosto de 2018

BOLAMA: DESPEDIDA DAS IRMÃS



Na quarta-feira, dia 11 de julho, Memória de São Bento, Abade, Dom Pedro esteve em Bolama para a despedida oficial das Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação, (FMDE), Associação de direito diocesano, proveniente da Arquidiocese de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Elas fizeram a entrada oficial em Bolama, no domingo, dia 23 de março de 2014, durante a celebração eucarística da Solenidade de São José, esposo de Maria. Foram, portanto, 04 anos e quase 03 meses naquela Ilha confiada à Diocese de Bafatá: 23 de março 2014-11 de julho 2018.


Na celebração eucarística do dia 11 de julho, às 18,30 horas, concelebrada pelo Pároco Pe. Abraão Ambessum Sambú e pelo Vigário Paroquial, Pe. Paulo de Pina Araújo, Dom Pedro agradeceu as Irmãs Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira, - cofundadora da Associação, em 03 de janeiro de 1988, juntamente com Dom Geraldo Majela de Castro – e Ana Francisca Pontes Alexandre que, desde a primeira visita a Bolama para conhecer o Missão e durante os 04 anos, deram um precioso testemunho de amor a Deus e aos irmãos, assumindo tarefas na catequese, na escola, na pastoral da criança; agradeceu as outras 03 irmãs que estiveram em Bolama – Etelvina Moreira de Arruda - , que veio com a Dorilene e a Francisca, Valmeres e Graça; agradeceu a arquidiocese de Montes Claros por todo o apoio dado às irmãs, incluso o económico; 

agradeceu a Pastoral da Criança Internacional pelo acompanhamento às Irmãs que incluía também o económico; agradeceu a Sra. Maria Fernandes por ter cedido a sua casa, com um aluguel mensal, para que as irmãs bem morassem; agradeceu os padres, comunidade paroquial de Bolama, Comunidade Boa Nova, autoridades, e toda a população pela boa colaboração com as irmãs. Desejando às irmãs “bom retorno ao Brasil”, Dom Pedro disse que “as portas da diocese estão abertas para quando elas quiserem voltar”. Irmã Dorilene, tomando a palavras, realçou os agradecimentos feitos por Dom Pedro, acrescentado um “especial agradecimento ao bispo e toda a diocese por toda a ajuda e pelo carinho” que “nos fizeram gente de casa, da família”.  Na carta entregue a Dom Pedro, com a data de 12 de julho, depois de comunicar a ida, com elas, de 03 raparigas guineenses vocacionadas, a Irmã Dorilene disse: “em nome da Associação das Irmãs Franciscanas, o nosso inteiro reconhecimento pelo acolhimento, confiança e afeto dispensados pelo senhor bispo para cada uma de nós que passamos pela Diocese de Bafatá, precisamente na Paroquia São José de Bolama, na Ilha de Bolama, dentro do período de 22/03/2014 até 11 de julho de 2018. Deus o abençoe sempre com saúde plena, iluminando-o no seu pastoreio. Abraços”. As irmãs que viajaram para Brasil no dia 19 de julho, têm o “Carisma da Encarnação, na inserção nos meios populares, a serviço da Palavra, do Pobre e do Pão”, fundam-se nesta palavra do Evangelho de São João: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo. 1,14).  


As Franciscanas Missionárias Diocesanas de Encarnação foram a terceira comunidade religiosa feminina em Bolama. As primeiras, as Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição: 23 de fevereiro de 1893 a 1900; as segundas, as Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento: 08 de agosto de 1981 a 18 de setembro de 1988. Em setembro 2002 os Freis de São Gabriel vieram para Bolama. Deixaram-na em agosto de 2006.
Os Franciscanos portugueses estiveram em Bolama de 1935 a 1956, tendo lá retornado de 1966 até 1981; os franciscanos italianos estiveram em Bolama de 1956 a 1962. Antes de 1935, outros sacerdotes estiveram na Ilha: eram diocesanos portugueses ou cabo-verdianos. Também o PIME colaborou em Bolama em momentos diferentes. Os diocesanos guineenses assumiram Bolama em julho de 1989.


Nenhum comentário:

Postar um comentário