terça-feira, 17 de julho de 2018

BUBA: CV-AV FAZ PROMESSAS




No domingo, dia 08 de julho, nas dependências do Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA), durante a celebração da Santa Missa do 14º Domingo Tempo Comum Ano B, concelebrada pelo pároco Pe. Admir I. Pereira Tamba, Dom Pedro Zilli presidiu as promessas do CV-AV (Coração Valente, Alma Valente) da Paróquia Santa Cruz de Buba, num total de 101 membros. Fizeram a Promessa: 19 Benjamins, 31 Cadetes, 40 Aines, 11 Menores. 

Na homilia, Dom Pedro sublinhou que, “como cristãos, não devemos rejeitar Jesus, em nossas vidas, como fizeram os de sua terra” (cf. Mc. 6,1-6). Realçou que não podemos olhar para Jesus somente com “olhos humanos”. Devemos acolhê-lo “como Filho de Deus” (cf. Mc. 1,1). Dom Pedro falou de Santa Maria Goretti, cuja memória é celebrada no dia 06 de julho. Citou o Papa Pio XII na Homilia pronunciada na canonização da Santa, no dia 24 de junho de 1950: “Aprenda a alegre infância, aprenda a ardorosa juventude a não cair tristemente nos volúveis e vazios prazeres da paixão, a não ceder perante as seduções do vício; mas, pelo contrário, a lutar com entusiasmo, mesmo em situações difíceis e espinhosas, para alcançar aquela perfeição cristã de bons costumes. Todos nós podemos atingir de certo modo tal perfeição, com a força de vontade, ajudada pela graça divina, por meio do esforço, do trabalho e da oração”.


O Sr. Albino Vasco da Gama, coordenador do Bureau Diocesano de Bafatá do CVAV, agradeceu a Dom Pedro, “pelo empenho que tem demonstrado, acolhendo o nosso pedido cada vez que o convidamos para estar conosco”. Exortou os que fizeram a Promessa “a não fazerem nada sem o pároco e para estarem sempre empenhados na catequese paroquial e nas diversas atividades paroquiais”.  Não faltaram agradecimentos ao Bispo, à Paróquia, às Irmãs de Buba e aos amigos da coordenação nacional de Bissau pela dedicação no acompanhamento do CVAV em Buba e noutras comunidades do país.

Após à celebração da missa, houve o almoço de confraternização com a participação de todos os que fizeram a Promessa, Dirigentes e amigos.
Neste ano de 2018, na Guiné-Bissau, o Movimento conta com mais de 44 secções de Base, 15125 membros efetivos, dos quais 995 na Diocese de Bafatá. Na Diocese de Bafatá, o Movimento está presente em Buba, Gabu, Bambadinca, Tite, Empada, Quebo e, a partir de 01 de julho, em Bafatá.
No dia 10 de abril de 2012, Dom Pedro, com um Decreto, deu seu reconhecimento ao Movimento CV-AV na Diocese de Bafatá. O CV-AV, que foi fundado pelo francês Gaston Courtois, é um Movimento da Ação Católica para a evangelização das crianças e tem como lema “crer no que faz e fazê-lo com entusiasmo”. O CV-AV chegou na Guiné-Bissau em 1998, tendo iniciado sua primeira experiência em Bula.


Pe- Admir

Nenhum comentário:

Postar um comentário