quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

SALMUS RESPONSORIAIS EM KRIOL, ANO B DA LITURGIA, LANÇAMENTO



No domingo, dia 14 de janeiro, no Liceu João XXIII, em Bissau, foi vivida a alegria do lançamento dos Salmos Responsoriais em kriol, Ano B da Liturgia, para todos os domingos e algumas Solenidades.

O Pe. Francisco de Macedo (OFM), de feliz memória, em 1987, teve a generosa iniciativa de musicar os Salmos em kriol para a liturgia, com os poucos meios técnicos que ele tinha à disposição, mostrando assim, um grande espirito missionário e desejo de louvar o Senhor. Pe. Paulo, agora com mais meios técnicos, retomando os trabalhos do Pe. Macedo, mostra igualmente espirito missionário e desejo de louvar o Senhor.
Pe. Antônio Imbombo coordenou o ato e fez uma explicação sobre os Salmos e sua beleza na vida da Igreja. Realçou, entre outros aspectos, que “na Liturgia, os Salmos sejam sempre cantados, ou pelo menos, recitado condignamente”. Deu exemplos de Salmos de Louvor, de Súplicas, de Fé e de Ação de Graças, Reais e Didáticos.

Dom Pedro Zilli, que participou do momento, comunicou aos presentes que uma boa parte do dinheiro para a impressão dos textos e dos pen drive veio das Dioceses do Estado do Paraná, Brasil, fruto de uma campanha entre as crianças da catequese “e que ele e Dom José Câmnate decidiram criar um fundo exatamente para elaboração de subsídios”. Sublinhou que o Pe. Paulo de Pina e sua equipa levaram à frente “um trabalho árduo de muita persistência, perseverança e de amor à liturgia da Santa Missa”. Leu trechos da carta da carta, do 03 de dezembro de 2017, Primeiro Domingo do Advento Ano B, que ele e Dom José Câmnate Na Bissign escreveram para a apresentação Salmos Responsoriais acima referidos. Em particular, citou o seguinte: “Com a publicação dos ‘Salmus Responsoriais na Kriol, Anu B’, o ciclo foi completado. Alegremo-nos, pois agora temos os Salmus para os três Anos Litúrgicos. Que através dos Salmos possamos cantar “ao Senhor um cântico novo”(Sl 97). Com grande proveito espiritual, os Salmos Responsoriais em kriol para os Ano A e C da Liturgia, estão a ser utilizados em várias paróquias e missões das duas dioceses. Auguramos que o mesmo aconteça com os do Ano B. Que sejam bem acolhidos!”.


No final do encontro, Pe. Paulo agradeceu “a confiança que os bispos depositaram nele e na sua equipa para a realização de tal obra”. Agradeceu todos os integrantes do grupo de trabalho que receberam um certificado de honra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário