terça-feira, 23 de janeiro de 2018

BAFATÁ: ENCONTRO COM SEMINARISTAS MAIORES


Dom Pedro, Pe. Inácio, Pe. Alberto e seminaristas
Na manhã de sábado, dia 06 de janeiro, Dom Pedro Zilli, Pe. Alberto Gomes, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá e Pe. Inácio Djú, coordenador da Comissão Vocacional Diocesana, tiveram um encontro com os 12 seminaristas maiores da Diocese de Bafatá. Inicialmente, foi feita a Oração do Papa Francisco pelos Jovens (em vista do Sínodo dos Bispos de 2018) “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Dom Pedro falou da situação de saúde de seu pai, José Zilli, e pediu orações por ele. Falou também da “Ação Evangelizadora: Cada comunidade uma nova vocação”, uma iniciativa do Regional Sul 2 da CNBB que compreende as Arquidioceses e Dioceses do Estado do Paraná e que foi assumida pelos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (todos os três Estados do Sul do Brasil). Sublinhou que, também as Paróquias e Missões da Diocese de Bafatá, estão convidadas a participar da Acão Evangelizadora, seguindo a indicação de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38).

O objetivo principal da reunião era para refletir sobre uma “eventual jornada vocacional” a ter lugar no mês de julho próximo, como o lema “a que iremos Senhor, tu tens palavras de vida eterna”(Jo. 6,68b).

Tal Jornada está a ser preparada pelo “Grupo de Animação Missionaria Vocacional São Francisco Xavier”, formado pelos seminaristas diocesanos da Diocese de Bafatá e que há quatro anos atua na Animação Missionária Vocacional com o objetivo de despertar nos vocacionados a voz de Deus que chama. Pe. Inácio Dju falou da programação da Comissão Vocacional para este ano pastoral 2017-2018 e do contributo que os seminaristas podem dar, ajudando os adolescentes e jovens no seu discernimento vocacional. Dom Pedro e Pe. Alberto encorajaram a Comissão Vocacional e os seminaristas a estarem próximos, sobretudo, dos rapazes que entrarão no seminário no próximo ano pastoral 2018-2019. 


Um comentário: