terça-feira, 30 de janeiro de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: PREPARAÇÃO DO PROJETO PASTORAL DIOCESANO



Sob a coordenação do Conselho Permanente de Pastoral, de 09 a 11 de janeiro, terça a quinta-feira, no salão da Missão Católica Nossa Senhora da Graça, em Bafatá, teve lugar uma formação com a finalidade de iniciar a preparação do Projeto Pastoral Diocesano para os anos 2018 a 2021, ano em que a Diocese completará 20 anos de criação. O Projeto Diocesano de Pastoral será uma propícia ocasião à preparação das celebrações destes 20 anos.

A formação foi orientada pela equipa do Centro Missionário de Verona nas pessoas do seu Vice Diretor Pe. Dario Vaona; do pastoralista e pároco Pe. Ezio Falavegna e Pe. Michele de Santi. Pe. Dario e Pe. Michele foram missionários no Brasil. Participaram da formação Dom Pedro Zilli, os sacerdotes, os membros das Comissões Diocesanas e um representante de cada comunidade religiosa ou missionária não incluída nos grupos anteriores: praticamente, o Secretariado Pastoral Alargado.


A terça-feira, dia 09, foi dedicada ao “ESCUTAR”, através da leitura da realidade e da “escuta da Palavra” com a meditação sobre os Atos 8,26-40. “Filipe batiza o Eunuco”; celebração Eucarística com a reflexão sobre o texto de Lucas 24,13-35: “Os discípulos de Emaús: o Ressuscitado e o sentido das Escrituras”.
A quarta-feira contemplou o tema do “REDESCOBRIR A NOSSA IDENTIDADE”, “no estilo da partilha”; Na quinta-feira, último dia, os participantes se debruçaram sobre o “ANUNCIAR”: “para anunciar a alegria do Evangelho”. Em Assembleia, iniciou-se a individuação de algumas prioridades e propostas de uma metodologia de trabalho.


O caminho dos discípulos de Emaús, o encontro de Filipe com o eunuco foram textos guias dos trabalhos dos participantes que foram subdivididos em 4 grupos: 1. A estrada, ou seja, a realidade que encontramos no nosso dia-a-dia; 2. A Palavra e a sua centralidade; 3. O celebrar; 4. As relações que dão vulto à comunidade.

Foi elaborado um método que tem como centro a ESCUTA, ou seja, aquilo que a nossa Igreja vive como acolhimento do Evangelho; em seguida, a CONVERSAO, expressão daquilo que a Palavra de Deus nos pede de mudar; o terceiro aspecto ANUNCIAR O EVANGELHO, sob o signo da alegria. Todo o caminho fundamentado no desejo de fazer nosso o estilo pastoral do Papa Francisco na Evangelii Gaudium. O grupo realçou a importância de um estilo de ação de Igreja fundado na partilha (SINODALIDADE) em vista de um discernimento com a atenção a não dar fáceis respostas, mas a GERAR PROCESSOS.

Pe. Lucio, Pe. Ezio, Dom Pedro, Pe. Dario, Pe. Michele e Pe. José
Por último, foi esclarecida a distinção entre PROJETO PASTORAL que depois é concretizado com empenho, tempos, genialidade, criatividade nas várias comunidades paroquiais. Todo o material recolhido será elaborado pelo Conselho Permanente de Pastoral com a finalidade de oferecer um esboço de modo a se entregar no mês de junho próximo, o PROJETO PASTORAL DA DIOCESE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário