quarta-feira, 11 de maio de 2016

AMIGOS DAS MISSÕES VISITARAM A GUINÉ BISSAU



De 16 de abril a 06 de maio a Associação Amigos das Missões, Sicília, visitou a Guiné Bissau. O grupo era assim constituído: Enrico Ferro, Doutor pediatra e presidente da Associação, Silvana Vitaliti, Enfermeira, Fiammetta Altadonna Doutora de anestesia e reanimações. Nos primeiros 5 dias estiveram em Bula para continuar as ajudas às Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo na evangelização, adoção à distância das crianças órfãs, desnutridas e gêmeas, no apoio à refeição das crianças na escola; no apoio ao projeto escolar com bolsas de estudos para estudantes de enfermagem e medicina. Em Bula o apoio continuou com o suporte aos Padres Josefinos com 4 bolsas de estudos para estudantes do CIFAP e ajuda para uma criança que necessita de tratamento médico. Visitaram 03 fontes financiadas no ano passado no Setor perto de Bula.
Em Bubaque, estiveram na Missão Católica confiada ao PIME e apoiaram as Irmãs da Consolata no projeto para atendimento dos doentes nas Ilhas Bijagós, com a constituição de um fundo para aquisição de medicamentos e para os vários deslocamentos sanitários em estratégia avançada. Foi também financiada a construção de dois poços nas Ilhas Bijagós.


Silvana e Fiammetta
Os Amigos das Missões seguiram para Cumura, onde se juntaram ao pessoal da saúde local para consulta dos doentes de Sida, Lepra, TBC e crianças desnutridas.
Os Amigos das Missões assumiram também a realização do novo pavilhão da aldeia para ex doentes de Lepra, juntamente com o técnico Marco Maggioni, que há 4 anos trabalha come voluntário na Guiné Bissau.
Na segunda semana, de 26 de abril a 01 de Maio, os Amigos estiveram em Tite, onde a colaboração com os Missionários Pe. Lúcio Espíndola Santos e a Comunidade Católica do Divino Oleiro teve início há 4 anos, desde que  - Dom Pedro Zilli, enviou-lhes um pedido de ajuda para Hospital "Carlotta" que deveria ser renovado e que necessitava de medicamentos, gazes, seringas, e apoio sanitário. Foi instituído um fundo financeiro com um projeto chamado “Bom Mamé” para atendimento e refeição das mulheres grávidas e o projeto “Bom bebé” para crianças de 0 a 5 anos que necessitam ser seguidas no desenvolvimento. Outro fundo financeiro foi instituído para o SOS emergência sanitária e transporte de doentes que necessitam de atendimentos médicos e cirúrgicos específicos, a serem enviados a Bissau.

Marco, Enrico, Dom Pedro, Silvana, Fiammetta e Pe.Lucio
O empenho em Tite continuou também com o apoio na evangelização, adoção à distância das crianças órfãs, desnutridas e gêmeas, no apoio ao projeto escolar com bolsas de estudos para 13 estudantes do Liceu Gino Ambrosi, outras bolsas para 4 estudantes de enfermagem. Foi financiado também a construção de 01 furo de água perto de Tite.   

Sublinhe-se que os Amigos das Missões Sicília estão atentos às 3 áreas essenciais do Projeto Missionário Católico local: evangelização, saúde e educação. Isso tem sido possível graças ao exemplo e a obra de cada missionário que passa sua vida ao serviço dos irmãos da Guiné Bissau, sendo eles mesmos o testemunho do amor de Deus neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário