quinta-feira, 9 de julho de 2020

IGREJAS DO BRASIL E DA GUINÉ-BISSAU: COM PE. VIDELSON, PELA TERCEIRA VEZ, PROSSEGUIMENTO DO PROJETO DE COOPERAÇÃO MISSIONÁRIA


Pe. João Batista, Dom Câmnate, Pe. Videlson

No âmbito do Projeto de Solidariedade, que teve seu início em 2004, entre as Igrejas do Brasil e da Guiné-Bissau, de 30 de janeiro a 26 de fevereiro ’20, Pe. Videlson Teles de Meneses, da Arquidiocese de Aracaju, Sergipe, Brasil, esteve, pela terceira vez, na Guiné-Bissau, para dar aulas no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, em Bissau. Neste ano, Pe. Videlson deu aulas de Sagrada Escritura: Livros Históricos Legais e Livros Didácticos. 

Pe. João Batista, Dom Pedro Zilli, Pe. Videson
Pe. Videlson realçou que “foram semanas intensas, onde os alunos puderam aproximar-se mais da Palavra de Deus em textos narrativos e poéticos”.
Durante o estudo do livro dos Provérbios, houve a oportunidade de partilhar a sabedoria guineense expressa nos diversos ditos populares. Todos os alunos do curso sobre os Livros Didácticos compartilharam provérbios em crioulo. Alguns também em felupe, balanta e papel.



Padres Imbombo, Bernardo, Videlson, Francisco, Dom Pedro
O padre brasileiro também ministrou cursos sobre a Bíblia e o projeto pastoral da Diocese de Bafatá, “a Igreja anuncia o Evangelho com alegria”, nas cidades de Buba e Bafatá. Esteve na Paróquia Nossa Sra. d'Ajuda (Bissau) com um grupo de catecúmenos, conversando sobre a presença de jovens na Bíblia, que foram chamados por Deus para exercer uma missão, como Gedeão, Samuel, David, Maria, Timóteo. Participou do programa “Atualidade litúrgica” do Pe. António Imbombo na Radio Sol Mansi. 
Além disso, Pe. Videlson aproveitou a oportunidade para conhecer algumas Missões Católicas da Diocese de Bafatá: Gabu, Quebo, Contuboel, Bambadinca, participação no Dia da Vida Consagrada em Bafatá,…

Pe. Videlosn e alunos do Seminário
Reencontrou também vários ex-alunos, hoje ordenados padres, que estão actuando nas duas dioceses e em suas comunidades religiosas. Como já dito, esta foi a terceira vez que Pe. Videlson veio para dar aulas no Seminário. Já esteve aqui em 2008 e em 2010.
Desde 2004 quando teve inicio o Projeto de Solidariedade entre a Igreja do Brasil e a da Guiné-Bissau, com o Pe. Videlson, 18 professores vieram dar aulas no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, 02 dos quais vieram duas vezes e 01, Pe. Videlson, veio 03 vezes. Dos seminaristas, alunos destes 18 professores, 29 foram ordenados sacerdotes.
Neste ano 2020, além do Pe. Videlson, de 3 janeiro a 13 fevereiro, tivemos a presença do Pe. João Batista Toledo da Silveira, da Arquidiocese de Niterói, Rio de Janeiro. Ele lecionou Teologia Pastoral.
Pe.Videlosn na Radio Sol Mansi com Pe. Antonio Imbombo


Um comentário:

  1. Muito bem, em comunhão com nossa Igreja de perto e de longe.parabenizo meu amigo Pe. Videlson e toda sua equipe!

    ResponderExcluir