segunda-feira, 6 de julho de 2020

DIOCESE DE BAFATÁ: VISITA DO PE. ANDREA BRUNELLI E MOMENTO DE FORMAÇÃO




Nos dias 05 a 20 de fevereiro ‘20, tivemos a alegria de acolher, em Bafatá, mais precisamente na Paróquia São Daniel Comboni, o Pe. Andrea Brunelli, sacerdote diocesano de Verona e psicólogo. Durante a sua visita, nos dias 10 a 13, segunda a quinta-feira, no Centro de Espiritualidade de Ndame, com o apoio do Pe. Lucio Brentegani nas traduções (italiano-português, português-italiano), Pe. Andrea ajudou o bispo Dom Pedro e os 22 participantes, entre Sacerdotes e Irmãs na Diocese de Bafatá – e algumas na Diocese de Bissau, no aprofundamento do tema da “OBEDIÊNCIA, POBREZA, CASTIDADE COMO ESCOLHA DA VIDA”, com enfoque no aspecto psicológico: Obediência, da Pobreza e da Castidade com suas ressonâncias psicológicas.

No texto que serviu de base para o aprofundamento, Pe. Andrea sublinha que “somente no discernimento e na oração é possível alcançar um entendimento do significado que os votos têm para a Igreja”. Com certeza, cada um dos participantes anotou pontos que o marcaram durante a formação. Nesta tentativa de dizer algumas coisas sobre os 03 dias de partilha, eis algumas lembranças do que Brunelli foi propondo: quem entra na vida consagrada, no seguimento de Cristo, deve-se colocar numa atitude de humildade na busca de um redimensionamento de sua vida. Isto só é possível no discernimento e na oração; a vida consagrada não considera a ambição da “carreira”; nada de sonhar com posições prestigiosas, sobretudo na vida externa (tornar-se cantor, politico, director de hospital…); a segunda vocação: trata-se de escolher o que se havia escolhido antes; são necessários 10 anos para harmonizar os mundos interno e externo, um tempo suficiente para uma reflexão, uma síntese pessoal.

A formação fundada na oração, na partilha, e em vários momentos de muito boas dinâmicas, fez com que o grupo, nem sentisse o tempo passar e saísse de Ndame mais coeso e mais reforçado na sua escolha vocacional e missionária para a realização de suas vidas no serviço dos irmãos. A partir dos conteúdos reflectidos, o grupo propôs-se a estar mais atento na relação entre padres e irmãs; estar mais atento na relação no interno da comunidade sacerdotal ou religiosa: superar o isolamento em que cada um vive no seu mundo, “mesmo morando na mesma casa”. Foi realçada a necessidade de se ter mais irmãs nas comissões diocesanas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário