segunda-feira, 21 de setembro de 2020

DIOCESE DE BAFATÁ: CATEQUISTAS DO SETOR PASTORAL LESTE REUNIRAM-SE

Nos dias 28-29 de fevereiro e 01 de março de 2020, sexta-feira a domingo, Primeiro Domingo da Quaresma, realizou-se, em Bafatá, um encontro para catequistas do Setor Pastoral Leste. No dia 28, o encontro teve início com a acolhida feita pela Irmã Florinda Costa e Sá, das Clarissas Franciscanas do Santíssimo Sacramento, que recordou a todos, o encontro realizado em setembro de 2019, em Contubuel. Cada paróquia fez uma breve avaliação do andamento da catequese no primeiro trimestre. Concluído este momento, Irmã Florinda pediu aos presentes para que falassem das ações positivas que mais os marcaram. Exortou-os a implementarem em suas realidades particulares tais experiências. 


No dia 29, sábado, após à celebração eucarística, o encontro prosseguiu com a partilha de Pe. Paulo de Pina sobre o Creio. Ele começou explicando o que é o Creio, como este está dividido e o que os padres da Igreja afirmaram sobre o mesmo. Deu continuidade, explicando porque a Igreja católica reconhece o sacramento do Batismo somente de algumas Igrejas, assim como quais são as condições para que o Batismo seja aceito pela Igreja. Prosseguiu explanando sobre cada artigo do Creio, onde teve a oportunidade de esclarecer sobre o culto prestado a Virgem Maria e o papel das imagens na Igreja Católica. Concluído o tema, abriu-se a possibilidade para tirar algumas dúvidas. No período da tarde, Pe. Lucio Brentegani começou questionando sobre os pontos mais importantes da fé cristã, onde ressaltou o verdadeiro sentido da Páscoa que é o fundamento da fé cristã; possibilitou que se fizessem alguns questionamentos e deu sequência falando sobre o sentido da Páscoa judaica, a escolha que Deus fez por um povo específico, ressaltando fatos importantes da história do povo de Israel. Por fim, mostrou como Jesus viveu a liturgia judaica. Continuou tomando como exemplo rituais presentes em nossa realidade que se parecem com a liturgia judaica, tabaski por parte dos muçulmanos e rituais animistas. 

Enfatizou o quão importante é o sacramento do Batismo, partilhando de sua experiência pessoal, de quando enfim tomou consciência de seu Batismo; alertou assim a todos a fazerem a experiência de tomada de consciência deste Sacramento; continuou solicitando mais questionamentos para esclarecimento de dúvidas. Pe. Lucio prosseguiu falando de alguns aspectos importantes do Antigo Testamento como o Decálogo, procurou mostrar a importância da lei na vida do povo e o modo como Jesus nos leva a valorizar a crença em sua pessoa; convocou a todos a entrarem na Páscoa de Jesus, ou seja, viver seus mandamentos com amor. Após breve intervalo, Pe. Lucio provocou os catequistas para que falassem de algumas atitudes que mostram que eles são cristãos, mas também atitudes que os fazem viver como se estivessem no Antigo Testamento. Concluiu reforçando que há um momento em nossa vida que precisamos fazer uma Páscoa, uma mudança autêntica de vida e que se ainda estamos no Antigo Testamento é porque ainda não decidimos de maneira radical. 


No dia seguinte, após celebração eucarística na Sé Catedral de Bafatá, os catequistas se reuniram para dar continuidade ao encontro tendo como palestrante, Marcelino Vaz. Marcelino começou relatando um pouco de sua caminhada com Deus, lembrou das dificuldades que viveu por causa de decisões que teve que tomar para assumir uma fé autêntica em Jesus Cristo. Prosseguiu falando sobre fé, seu significado e algumas figuras importantes que deram testemunho de fé, exemplificou o modo como Abraão deixou tudo, sua terra e tradição para fazer a vontade de Deus, por fim encorajou a todos a viverem uma vida coerente com o que se prega. Para finalizar, contou o breve testemunho de Ussumani, homem muçulmano da região de Gabu, que se converteu ao cristianismo mesmo sofrendo ameaças por parte de seus familiares. 



Permitiu que os participantes pudessem partilhar o que tinham entendido sobre o tema abordado; houve algumas intervenções que sugeriram que a Igreja oriente de forma mais clara sobre as questões culturais. Marcelino concluiu falando, mais uma vez, da importância do testemunho do catequista. Irmã Florinda deu continuidade, agradecendo aos palestrantes que contribuíram para a realização do encontro e a todos os participantes, continuou com os avisos onde agendou a próxima formação para catequistas do Setor Leste nos dias 17 a 19 de abril em Bafatá. Por fim, conduziu uma breve  avaliação, concluído isto deu se por encerrado o encontro de catequista do Setor Leste.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário