segunda-feira, 6 de julho de 2020

DIOCESE DE BAFATÁ: BAMBADINCA, FORMAÇÃO DE LÍDERES DOS GRUPOS DE ADOLESCENTES, DE JOVENS E MOVIMENTOS; NOVO PÁROCO E NOVO VIGÁRIO PAROQUIAL



 Teve lugar, em Bambadinca de 14 a 16 de Fevereiro, sexta-feira a domingo, a formação dos líderes de grupos de adolescentes, de jovens e movimentos. A missa de encerramento de tal formação, no Sexto Domingo Comum A, foi presidida por Dom Pedro Zilli que deu posse ao novo Pároco da Paróquia “Imaculado Coração de Maria” de Bambadinca, Pe. Avito Fernandes de Araújo e seu novo Vigário Paroquial, Pe. Luís Paulo da Costa Monteiro, cujas nomeações datam de 04 de fevereiro. 
Pe. Videlson Teles de Camargo, que veio, pela 3ª vez à Guiné-Bissau para aulas no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio A. Ferrazetta, e que foi professor do Pe. Avito, concelebrou, juntamente com os padres Avito, Luis Paulo e Dingana Siga.



A formação que contou com a participação de 50 jovens e adolescentes de quase todas as paróquias e missões da diocese, aprofundou os seguintes temas: Plano Pastoral 2019-2020 (“no ianda djuntu tras di Jesus”) e a influência dos meios da comunicação sobre os adolescentes e jovens. A reflexão sobre o tema do Plano Pastoral 2019-2020 foi animada pela Irmã Estela González, que durante a sua explanação, sublinhou que o maior testemunho que podemos dar da Igreja é estarmos em comunhão, onde cada um assume a sua responsabilidade dentro da comunidade no serviço aos irmãos.


No segundo tema sobre “a influência dos meios da comunicação sobre os adolescentes e jovem”, Pe. Paulo de Pina Araújo mostrou que os meios de comunicação são muito úteis para os jovens se formarem e se informarem mas também podem ser um grande meio de perversão ou de desvios e de desinformação. Ressaltou que para seu “bom uso, é preciso equilíbrio e discernimento”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário