sexta-feira, 28 de junho de 2019

BAFATÁ: ESTUDANTES DA UCGB VISITAM DOM PEDRO ZILLI



Com o lema: “Da alguin balur ora ki sta bibu”, (valorizar alguém enquanto está vivo”, de 26 a 28 de Abril, sexta-feira a domingo – 2º de Páscoa - a Direção da Associação dos estudantes da Universidade Católica da Guiné – Bissau (UCGB) e alguns colegas, descolocaram-se de Bissau a Bafatá,  para uma visita ao Dom Pedro Zilli, vice-chanceler da Universidade. Os estudantes chegaram na noite do dia 26, sexta-feira.

No sábado, os católicos participaram da celebração eucarística na Catedral, presidida pelo Pe. Paulo de Pina Araújo. Depois da celebração, os estudantes tiveram um encontro com Dom Pedro, onde partilharam as conquistas e desafios na Universidade. Fizeram várias questões ao bispo, que procurou responder as suas preocupações.
Ao terminar este momento, com o bispo, Pe. Paulo de Pina Araújo orou uma palestra sobre o diálogo inter-religioso na Guiné-Bissau. Pe. Paulo explicou aos estudantes a diferença entre o diálogo inter-religioso e o diálogo Ecuménico. Falou da importância do diálogo inter-religioso na sociedade atual. Referiu os gestos da Diocese de Bafatá neste processo, exemplificando que, em torno dia 01 de Janeiro, Dia Mundial da Paz, ela convida as confissões religiosas para uma oração, no mesmo local e na mesma hora, pela paz. Falou da abertura dos católicos às outras religiões, de maneira especial aos muçulmanos e aos membros da Religião Tradicional, em várias instituições, como a rádio Sol Mansi, Caritas, escolas, hospitais…

Falou também que os Muçulmanos da Guiné-Bissau têm uma grande consideração e respeito pelos cristãos, sobretudo aos padres e irmãs. Pediu aos jovens muçulmanos para buscarem conhecer a sua religião, de modo a não serem enganados pelos extremistas. Falou ainda da relação da Igreja com a Religião tradicional Africana. O tema foi muito bem participado pelos estudantes devido a sua pertinência e atualidade.
Depois deste momento, os visitantes repousaram, à tarde jogaram futebol com os professores do Liceu Pe. Leopoldo Pastori. Na noite deste mesmo dia, fizeram uma sessão cultural no salão da Missão Católica de Bafatá, tendo convidado o Pe. Paulo de Pina para cantar algumas músicas. Este momento também foi muito bem vivido por eles.


No Domingo, dia 28 de Abril, os estudantes participaram da Santa Missa do 2º domingo de Páscoa, “Domingo da Divina Misericórdia” presidida por Dom Pedro, na Sé Catedral. No fim da Missa, os estudantes ofereceram a Dom Pedro, como gesto de reconhecimento, um quadro com a sua foto, como lembrança dos dias vividos com ele. Depois da Missa, foram fazer um passeio à cidade de Bafatá, e na tarde partiram para Bissau, depois de terem se despedido de Dom Pedro que agradeceu-lhes “pelo gesto de amizade e de carinho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário