sexta-feira, 12 de outubro de 2018

BUBA CELEBRA SUA FESTA PATRONAL





No domingo, dia 30 de setembro, a Paróquia Santa Cruz de Buba celebrou a Festa da Exaltação da Santa Cruz, sua festa patronal, adiada do dia 14 para esta data. A celebração, presidida por Dom Pedro Zilli, que havia chegado do Brasil na sexta-feira, dia 28, juntamente com dois missionários, Cilene Valdelicia da Conceição e Cassiano Luiz da Silva, da Comunidade Católica “Boa Nova” para Bolama, foi muito bem animada pelos padres, irmãs e responsáveis da liturgia.

Durante a celebração, houve bem-vindos para uns e despedidas para outros. A Comunidade deu bem vindo ao Pe. Antonio Ambona que era pároco em Empada e que será vigário paroquial em Buba; ao Diácono Luiz Paulo da Costa Monteiro que de Bambadinca foi transferido para Buba; à Irmã Margarida Meirim Afonso das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que veio de São Tomé e Príncipe para Buba.
Nas despedidas, Pe. Dingana Siga deixará Buba para ser Vigário Paroquial em Empada; Irmã Salomé Pinto das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição deixará Buba para ir a Angola. Houve lindas palavras emocionadas de quem deixava Buba, de quem chegava e de quem continuava na missão.

Dom Pedro, o pároco Pe. Admir Isnaba P. Tamba e toda a comunidade agradeceram “de coração” os que deixavam Buba, pelo “serviço prestado”. Desejaram “boa permanência” em Buba, para os missionários recém chegados. Saudando os missionários de Quebo – Frei Bernardo, Gabriel e Mariana – Dom Pedro recordou aos sacerdotes de Buba, a importância do bom acompanhamento à missão Católica de Quebo dedicada ao Beato Paulo VI, muito próximo da canonização.


Dom Pedro exortou a todos “a bem iniciarem o mês missionário, servindo-se do “Livrinho” “Mis Misionariu otubru 2018”, preparado pela “Comissão Interdiocesana Pontifícias Obras Missionarias”. Exortou igualmente, à “vivência corajosa e animada” do Projeto Pastoral para o triênio 2018-2021, da Diocese de Bafatá: “a Igreja anuncia o Evangelho com alegria”. Sublinhou a importância se estar unidos a toda a Igreja, através da oração e do “vivo interesse” para uma melhor vivencia do Sínodo sobre os jovens, em Roma, de 03 a 27 de outubro, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que contará com a participação de 267 padres sinodais. Recordou que Dom André Gueye, Bispo de Thiès, Senegal, representará a nossa Conferencia Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guine-Bissau. Apos ao almoço, com Cilene e Cassiano, Dom Pedro seguiu para Bolama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário