quinta-feira, 25 de outubro de 2018

ASSOCIAÇÃO DO CLERO DIOCESANO DA GUINÉ-BISSAU REUNIU-SE






Nos dias 10 e 11 de outubro, quarta e quinta-feira, a Associação do Clero Diocesano da Guiné-Bissau (ACD-GB) realizou o seu 1º encontro do Ano Pastoral 2018-2019 no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, em Bissau, tendo contado com as presenças de 23 membros da Associação.  
Na quarta-feira, o encontro foi iniciado com a Oração da Tarde (Vésperas). As seguir ao jantar, depois de lida e aprovada a Ata da reunião anterior, falou-se da importância de os membros da Associação buscarem ser mais irmãos, porque isso facilitará o testemunho da caridade que os sacerdotes são chamados a dar.


No segundo dia, quinta-feira, prosseguiu-se o encontro com a celebração da Missa, presidida pelo Pe. Avito José Fernandes de Araujo, recém-chegado dos estudos em Roma, com Licenciatura em Teologia Bíblica. Depois do pequeno almoço, os membros se reuniram para fazer a programação do Ano Pastoral: foi decido que, além deste primeiro encontro, do retiro no Tempo da Quaresma, no Centro de Espiritualidade em Ndame, o segundo  será em Bafatá, na Paróquia Nossa Senhora da Graça e o terceiro no Seminário Maior Dom Settimio, em Bissau. Depois da programação, foram aprovados o logotipo e o carimbo da Associação.
Pe. Giuseppe Pizzoli
Pe. Giuseppe Pizzoli, diocesano de Verona, missionário na Paróquia São Daniel Comboni, em Bafatá, despediu-se dos membros da Associação, da qual era ecônomo. Voltará para a Itália para assumir a responsabilidade de Diretor do Centro Missionário Nacional e Diretor das Pontifícias Obras Missionárias Italianas. Falou da sua dificuldade em partir, por causa de vários projetos e atividades que estava a desempenhar na Diocese de Bafatá e na Igreja da Guiné- Bissau. Ressaltou que as palavras de Dom Pedro Zilli, “se  Igreja chama para uma Missão mais grande não se deve recusar”, o ajudaram no “sim” da resposta.  Foi aplaudido e recebeu os agradecimentos de todos os membros da Associação.
Pe. Bernardo da Cunha, Coordenador da Associação, anunciou que vai, juntamente com o secretário, Pe. Paulo de Pina Araújo, para o 4º Congresso da União Regional do Clero da Africa Ocidental (URPAO/ RUPWA), que terá lugar nos dias 03 a 12 de novembro, no Burkina Faso para a eleição de novos membros da Direção da União.
Depois desta comunicação, os participantes formularam um pedido aos bispos no sentido de apoiarem o clero na formação espiritual, ajudando-os a encontrar pessoas preparadas neste âmbito e que os apoiem com os meios financeiros para a referida formação; pediram aos bispos que facilitem os projetos do clero para a Associação e para e as paróquias.

Já no fim dos trabalhos, os três bispos, Dom José Câmnate, Dom Pedro Zilli e Dom José Lampra Cá,  que vieram cumprimentar os sacerdotes, ouviram  um breve resumo daquilo que foi o encontro até aquele momento. Dom José, falou da importância do encontro do clero, da necessidade da pastoral de conjunto e fez alusão sobre o Sínodo dos bispos sobre a juventude que está a decorrer em Roma.
Dom Pedro fez um breve resumo da sua viagem ao Brasil, nos meses de agosto e setembro, para visitar a família, rezar pelo pai falecido em janeiro, descansar, fazer contatos, e participar em vários acontecimentos importantes.
Os bispos propuseram aos padres que façam planos formação que querem para lhes apresentar; em termos de projetos sugeriram que os padres devem pensar em projetos de custos acessíveis que terão um grande impacto social de acordo com cada realidade; falaram do envolvimento dos paroquianos na procura de fundos para uma maior autonomia das paróquias; aconselharam os padres a fazerem parcerias com outras paróquias, ou amigos que conhecem no exterior como forma de criar laços, como também de conseguir algo para as suas paróquias e outros serviços eclesiais sob sua responsabilidade.
Depois deste momento, Dom Pedro presidiu a oração da conclusão do encontro.
No fim foi servido um almoço de confraternização entre todos os membros presentes juntamente com os bispos e os seminaristas maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário