sábado, 30 de abril de 2016

LIVRO É LANÇADO E IGREJA DE GEBA SERÁ BENEFICIADA



Teve lugar no passado dia 20 de Abril, o lançamento da IIª edição, versão revista, do livro intitulado “Política Externa da Guiné-Bissau, Face aos Novos Paradigmas nas Relações Internacionais”. Esta obra sobre a diplomacia e cooperação internacional é da autoria do Embaixador Apolinário Mendes de Carvalho. O evento teve lugar no Centro Cultural Português em Bissau. O ato que encheu os espaços do centro, teve a presença de membros do Governo, designadamente Suas Excelências o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades e Secretário de Estado da Cultura, Juventude e Desportos, Deputados da Nação, Corpo Diplomático acreditado em Bissau, investigadores, docentes e estudantes universitários, representantes da sociedade civil e público em geral, para além de familiares e amigos do autor. O bispo de Bafatá e o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá também marcaram presença.

O autor
A segunda edição revista desta obra (publicada em Outubro de 2011 – Iª edição) traz como principal novidade a problemática da coordenação da ajuda no âmbito do paradigma da eficácia da ajuda, tema para o qual o autor presta a sua contribuição para o debate.
A coordenação da ajuda, concretamente a criação e o funcionamento de um dispositivo institucional nacional para a sua coordenação, ganhou espaço de relevo na agenda da governação, sobretudo após os resultados da Conferência de Parceiros de Desenvolvimento da Guiné-Bissau, reunida em Mesa Redonda em Bruxelas, em Março de 2015.   


Esta obra que contribui para o conhecimento e a graduação do debate sobre a política externa da Guiné-Bissau e para o conhecimento da realidade internacional em que a diplomacia guineense opera e a cooperação internacional acontece, pode ser adquirida em diferentes pontos de venda em Bissau, designadamente nas instituições universitárias, livraria “Coimbra”, INEP e Rádio “Sol Mansi”.


Conforme a vontade do autor, os frutos da venda deste livro serão destinados para o apoio a uma ação social, concretamente à restauração da Igreja de Geba, uma das mais antigas do país, construída em 1934.


No Site da Radio Sol Mansi, Apolinário disse o seguinte: “Direcionamos este fundo a restauração da Igreja de Geba que é algo importante e no fundo sentimos que recebemos muito da Igreja Católica, na nossa comunidade e no nosso processo de crescimento como homem”.
(Ver blog: http://fidjusdidjiba.blogspot.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário