sábado, 30 de abril de 2016

CONSELHO PRESBITERAL REUNIU-SE


Nos dias 12 e 13 de abril - Terça e Quarta-feira, teve lugar na Cúria Diocesana, a 36ª reunião do Conselho Presbiteral da Diocese de Bafatá. Os temas foram os seguintes: Saúde Sexual Reprodutiva e Matrimónios com disparidade de culto e mista religião.



O tema sobre a Saúde Sexual Reprodutiva que tem ocupado um bom lugar no debate, sobretudo, no seio da juventude, foi também motivado pelo Comunicado de imprensa da Segunda Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (RECOWA-CERAO) realizada em Accra, Ghana, de 22 a 29 de fevereiro 2016, no qual, um dos apelos foi o seguinte: “Lançamos apelo às famílias para que redescubram a sua vocação tal como Deus quis na união do homem e da mulher como também à abertura à paternidade e à maternidade responsáveis. Dirigimos às mulheres nossos encorajamentos a viverem sua vocação de mães e educadoras. Além disso, as convidamos a resistir ativamente à ‘cultura da morte’ veiculadas pelas ideologias modernas da ‘saúde reprodutiva’. Deste modo, elas contribuirão para a construção de uma sociedade onde reinem a tolerância, o diálogo e a aceitação do outro”. No Conselho, o Dr. Francisco Aleluia Lopes Júnior proporcionou um importante aprofundamento do assunto.


O tema do Matrimonio com disparidade de culto e mista religião foi tratado pelo Frei Armando Cossa (OFM). A atenção do Conselho recaiu mais sobre o matrimónio com disparidade de culto devido aos frequentes matrimónios entre católicos e muçulmanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário