quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ESCOLA DE CONTUBOEL FAZ FESTA A SUA PADROEIRA


Na segunda-feira, dia 26 de janeiro, a Escola de Contuboel, Diocese de Bafatá, fez festa à sua padroeira Irmã Valdelicia Martins, no dia do seu aniversário natalício. Irmã Valdelicia, fundadora da Congregação Santa Teresinha de Aracaju, Sergipe, nasceu no dia 26 de janeiro de 1927 e faleceu no dia dia 30 de julho de 2003, com 76 anos de idade.
Ela está na origem da abertura da missão de sua Congregação em Contuboel, tendo vindo três vezes à Guiné-Bissau, em março de 2002 para uma primeira visita, em julho 2002, na abertura da comunidade e,  em 2003 ver o andamento da comunidade. O pedido da população a Dom Pedro e ao Nuncio Apostólico, Dom Luis Mariano Montemayor,  confirmou nas irmãs e na Paróquia São Daniel Comboni,  o desejo da construção da Escola, honrada com o nome  de “Irmã Valdelicia Martins”, pois toda a sua vida foi uma dedicação à Missão, especialmente, aos mais necessitados. 


Neste dia 26, Dom Pedro, nas sua palavras, agradeceu as Irmãs Teresinhas pelo entusiasmo em iniciar a Escola, ao Núncio Apostólico pelo apoio, aos padres de São Daniel Comboni por todo o acompanhamento dado, à Empresa de construção pelo bom trabalho, à Rete Guinea-Bissau pelo levantamento de fundos para a construção e a tantos amigos e benfeitores. Saliente-se que, no  dia 17 de outubro do ano passado, foi inaugurada a “Escola Irmã Valdelicia Martins” de Contuboel que, neste ano letivo 2014-2015 conta com 57 alunos da primeira à terceira classe, como também, com um grupo de adultos no período noturno. Nas palavras da Diretora Irmã Ana Lucia, “a Escola foi um sonho cultivado por anos que viu o seu primeiro dia de aula no dia 29 de setembro de 2014”





Nenhum comentário:

Postar um comentário