domingo, 25 de janeiro de 2015

COMISSÃO INTERDIOCESANA AD HOC SÍNODO FAMÍLIA REUNIU-SE


Os bispos das Dioceses de Bissau e Bafatá criaram uma Comissão Interdiocesana ad hoc com o objetivo de dinamizar e seguir os trabalhos de respostas às 46 questões propostas pelos LINEAMENTA sobre o Sínodo da Família que se realizará nos dias 4 a 25 de Outubro de 2015, em Roma.
Sob  a presidência de Dom Pedro Zilli, a Comissão, composta por 05 elementos (Pe. Domingos da Fonseca, Pe. Giuseppe Pizzoli, Pe, António Imbombo, Pe. António Ambona e Ir. Rosária Cardoso Martins), reuniu-se na Cúria de Bissau, no dia 20 de Janeiro pelas 16,00 horas para estudar o assunto.
Depois da troca de ideias sobre o argumento e, tendo em conta o breve tempo que temos a nossa disposição para enviar as respostas à Secretaria do Sínodo em Roma (até 15 de Abril de 2015) e considerando o conteúdo de cada pergunta, a Comissão assumiu a responsabilidade de responder a maioria das perguntas; pediu um bom numero de respostas às Paróquias e Missões das duas dioceses, encarregou as Comissões da Família e da Catequese de responder outras; atribuiu algumas aos canonistas,
Concordou-se que as respostas deverão ser entregues até 15 de Março de 2015 na Cúria de Bissau e na Cúria de Bafatá. Os Lineamenta com as perguntas estão a ser distribuídos, acompanhados com uma oração do Papa Francisco à Sagrada Família.  
No final da carta enviada às Comunidades para solicitar respostas, Pe. Domingos da Fonseca, coordenador a Comissão Ad hoc, disse: “Todos somos chamados a participar do Sínodo: sendo representados por Dom Benjamin NDIAYE, Arcebispo de Dakar e Presidente da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde, Guiné-Bissau; Rezando nas nossas comunidades e individualmente pelo seu bom êxito; Dando nossas respostas às perguntas propostas. Colaboremos para que ‘o próximo Sínodo dos Bispos possa despertar, em todos, a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, sua beleza no projeto de Deus’ (Papa Francisco, Oração à Sagrada Família)”



Nenhum comentário:

Postar um comentário