segunda-feira, 21 de novembro de 2016

SALMOS RESPONSORAIS EM KRIOL ANO A



Com a carta datada de 27 de novembro ‘16, primeiro domingo do Advento Ano A, Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli apresentaram os “Salmus responsoriais na kriol Ano A da liturgia para todos os domingos e algumas solenidades”. Um trabalho feito a seu tempo pelo Pe. Francisco de Macedo (OFM), de feliz memória e que o Pe. Paulo de Pina Araújo e seus colaboradores inseriram no computador, tendo publicado um fascículo acompanhado por CDs. Na tarde do domingo, dia 19 de novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, no Liceu São João XXIII, em Bissau, foi feito o lançamento dos referidos Salmos Responsoriais.


Depois da apresentação do Pe. Giorgio Licini, Diretor do Centro Missionário PIME de Milão e também jornalista dos meios de comunicação PIME, e de três senhoras da Igreja Batista, Pe. Antonio Imbombo fez uma explicação do significado da palavra “Salmos”, da estrutura dos Salmos, sua história, sua mensagem e sua importância na vida do povo de Deus, como um “valioso um manual de piedade cristã”.


Tanto Pe. Imbombo como Pe. Paulo de Pina insistiram sobre a importância de os Salmos serem utilizados como “um instrumento precioso instrumento para o fortalecimento da espiritualidade não somente comunitária, mas também pessoal”. Pe. Paulo agradeceu os bispos pelo “apoio com ideias, sugestões e pela colaboração econômica extraída do fundo para elaboração de subsídios”. 


Nas várias intervenções, intercaladas com a execução cantada de alguns Salmos presentes no fascículo, todos foram unanimes em agradecer o Pe. Paulo que, na sua juventude, discrição e silencio, “está a realizar uma obra maravilhosa em colaboração com sua equipa”. Todos reconheceram o grande esforço para a realização do Ano C, agora o A e, espera-se o B. Alguém sublinhou que o Pe. Paulo está a “colocar seus dons a serviço da Igreja para o louvor de Deus”. Dom José Lampra reafirmou a importância de todos adquirirem o fascículo e os CDs para a “animação comunitária e mesmo para a espiritualidade pessoal”. Dom Pedro Zilli leu e comentou alguns aspectos da “Apresentação”, de 27 de novembro 16, que Dom Câmnate e ele fizeram dos Salmos Responsoriais Ano A da Liturgia, acima referida. No final, Pe. Paulo distribuiu alguns exemplares do fascículo com CDs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário