sábado, 19 de novembro de 2016

CONFERÊNCIA EPISCOPAL REUNIU-SE EM MINDELO


CONFERÊNCIA EPISCOPAL
Senegal Mauritânia Cabo-Verde  Guiné-Bissau
Reunião em Mindelo - Cabo Verde
07 a 13 De Novembro de 2016

Comunicado de imprensa
Os Bispos da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau, realizaram, pela primeira vez, sua reunião anual na Diocese de Mindelo, em Cabo-Verde, de 07 a 13 de novembro 2016. Através das reuniões nas diferentes dioceses da Conferência Episcopal, os Bispos querem ir ao encontro dos fiéis cristãos no seu ambiente e manifestar-lhes sua proximidade e comunhão.
Os Bispos passaram a noite de 06 para 07 de novembro na cidade da Praia, beneficiando do acolhimento fraterno de Sua Eminência, o Cardeal Arlindo Gomes, Bispo de Santiago e de seus colaboradores. Cordialmente, eles lhes agradecem.
Como de costume, desde alguns anos a esta parte, os Bispos iniciaram seus trabalhos na segunda-feira, dia 07 de novembro, com um retiro espiritual sob o tema da “Misericórdia”, orientado pelo Pe. Paulo Borges, Vigário Geral da Diocese de Mindelo, a quem eles agradecem de coração. A celebração da missa e a oração da Liturgia das Horas ritmaram suas atividades quotidianas.
A cerimônia de abertura teve lugar, na terça-feira, dia 08 de novembro, na presença do novo Núncio Apostólico, Dom Michael BANACH que, pela primeira vez se dirigiu aos Bispos, sublinhando na sua alocução, características do Pontificado do Papa Francisco. Na tarde do mesmo dia, com a participação de numerosos fieis, ele presidiu à celebração eucarística na Sé Catedral Nossa Senhora da Luz de Mindelo,
No espirito de colegialidade, os Bispos abordaram os seguintes dossiers:
- Exortação da Quaresma 2017
Com a intenção de ajudar os cristãos prepararem-se melhor para celebrar a Pascoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, os Bispos redigiram uma Exortação para a Quaresma de 2017, que tem por tema: “O matrimonio cristão: riquezas, exigências e missão”. Eles querem, deste modo, na sequência dos dois Sínodos sobre a família de 2014 e 2015 e da Exortação de 2015, propor aos fiéis, pistas para uma vida conjugal e familiar, realizada e enraizada em Jesus Cristo.
- Proteção da vida
Face às novas ideologias atuais e à vontade de certos grupos de pressão de as impor, os Bispos refletiram sobre a proteção da vida. Eles apelam os cristãos a preservar a família que é um patrimônio da humanidade, de nossa fé cristã e de nossas culturas africanas e a banir toda forma de pensar e ações que tendem a pôr em causa a vida humana. 
- Documento Mutuae Relationes
A pedido do Papa Francisco, os Bispos responderam ao questionário para a revisão e atualização do documento Mutuae Relationes, que tem por objetivo melhor harmonizar as relações entre os Bispos e as Congregações religiosas nas dioceses.
- Sede da Conferência Episcopal
A Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau é uma das raras a não possuir uma sede própria. Abordando a questão, os Bispos exprimem a preocupação de se dotarem desta estrutura importante para uma melhor organização de seu trabalho.
- Jornada de oração e penitência pelas vítimas de abusos sexuais
No dia 11 de novembro, os Bispos fizeram questão de responder ao apelo do Papa Francisco que instituiu “uma jornada de oração e de penitência pelas vítimas dos abusos sexuais e para pedir ao Senhor uma maior consciência da responsabilidade dos membros da Igreja relativamente aos menores a eles confiados”
- Universidade Católica da África Ocidental (UCAO)
Desejando oferecer aos jovens as formações necessárias para o seu sucesso pessoal e para melhor servir seu país e o continente, os Bispos partilharam com os membros do Comitê encarregado da implantação, no Senegal, da Unidade Universitária de Ziguinchor (UUZ) da Universidade Católica da África Ocidental (UCAO). Foi-lhes assegurado sobre o bom andamento dos trabalhos de construção dos edifícios.
- Visitas
Durante a sua estadia em Mindelo, tendo também por objetivo conhecer a diocese e suas realidades e encontrar o povo de Deus, os Bispos visitaram algumas estruturas da Igreja, como também o Porto e duas unidades de produção da cidade.  Na mesma ocasião, os Bispos fizeram uma visita de cortesia ao Presidente da Câmara de São Vicente. Uma outra visita está prevista para a Ilha de Santo Antão.
Em comunhão com seu irmão Dom Ildo Fortes, os Bispos regozijam-se de tomar parte da missa de Encerramento do Jubileu da Misericórdia na Diocese de Mindelo. Com Dom Ildo, todos os fiéis de Mindelo e todos os de suas respectivas dioceses, eles agradecem ao Papa Francisco pela feliz instituição do Jubileu da Misericórdia. Eles elevam a Deus uma fervorosa ação de graças por todos os benefícios deste tempo forte de reconciliação dos homens com Deus e pela bela experiência de comunhão fraterna.
AGRADECIMENTOS
Chegados ao fim de sua Assembleia, os Bispos exprimem seu vivo agradecimento, em primeiro lugar, ao Pastor desta diocese, Dom Ildo Fortes pelo bom acolhimento e pelas boas condições de trabalho.
Eles agradecem também o clero, os religiosos, as religiosas e todos os cristãos de Mindelo pelo caloroso acolhimento, pelas orações e por tudo aquilo que organizaram para lhes permitir boas condições de vida e trabalho.
Os Bispos agradecem igualmente às autoridades civis e às forças de segurança, aos agentes da comunicação social, aos responsáveis e ao pessoal do Hotel “Sodade”, “Aparthotel”, “Pombas Brancas” e da Agência “TropicTour”. Eles imploram sobre todos, abundantes bênçãos divinas.
Mindelo, domingo, 13 de novembro de 2016

Os Bispos da Conferência. 

Bispos com o Prefeito de Mindelo, Ilha de São Vicente


Missa na Ilha de Santo Antão
Missa de encerramento do Jubileu em Mindelo







Nenhum comentário:

Postar um comentário