domingo, 20 de novembro de 2016

DIOCESE DE BAFATÁ: VIVÊNCIA DO JUBILEU DA MISERICÓRDIA


Depois da conclusão do Jubileu da Misericórdia, na Paróquia Santa Cruz de Buba, no domingo, dia 13 de novembro, no sábado, dia 19, de manhã, na Sé Catedral, catequistas e catequisandos das duas Paróquias de Bafatá, fizeram seu momento de ação de graças por ocasião do encerramento do Ano da Misericórdia. Na parte da tarde, após a oração do Terço animado por Bambadinca,  Dom Pedro Zilli presidiu à Adoração Eucarística de conclusão do referido Jubileu. Sacerdotes, irmãs, leigos consagrados e fiéis de Bafatá e das paróquias mais próximas – Bambadinca, Gabu, e Missão Católica de Contuboel -, louvaram o Senhor pelo dom da sua misericórdia. Pe. Alberto Zamberletti e Pe. Giorgio Licini ambos do PIME, também se fizeram presentes. Dom Pedro, nas suas palavras sublinhou que “se o Jubileu chegou à sua conclusão, a Misericórdia do Senhor, no entanto, é eterna”. Comunicou aos participantes que o banner com o logotipo do Jubileu permanecerá na catedral como sinal da “eterna misericórdia do Senhor e do chamado a sermos ‘Misericordiosos como o Pai’”.


Nas suas palavras, ele agradeceu a todos pela boa vivência do Jubileu na diocese; disse que em outras paróquias e missões, também estavam a ser feitos momentos de oração para conclusão do ano jubilar. Comunicou aos presentes o resultado da coleta em favor dos irmãos italianos que viveram o drama do terremoto no mês de agosto passado, como também o lindo gesto da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Hong Kong, onde é Pároco Pe. Luigi Bonalumi, seu coirmão no PIME, que fez uma coleta em favor das Casas das Mães de Bafatá e Gabu. Convidou os presentes a rezarem pela Itália, pelo Pe. Bonalumi e seus paroquianos e por tantos amigos benfeitores. Ressaltou que estes gestos “são sinais concretos da misericórdia de Deus”.


Na sua meditação, Dom Pedro fez uma síntese daquilo que foi o Jubileu na Diocese de Bafatá: 
A nível de toda a Igreja da Guiné-Bissau, a Diocese de Bafatá participou da Peregrinação Nacional no Santuário de Cacheu, nos dias 04-05 de dezembro de 2015 e da Jornada Nacional da Juventude católica guineense, em Bissau, nos dias 22-24 de abril 2016; colaborou na produção do Banner com o logotipo do Jubileu e na produção de um opusculo, em crioulo, sobre as obras de misericórdia corporais e espirituais, e em programas radiofónicos na Radio Sol Mansi;
A nível diocesano, houve a Abertura do Jubileu na Sé Catedral de Bafatá e na Paróquia Santa Cruz em Buba no dia 08 de dezembro 2015, Solenidade da Imaculada Conceição; Jubileu das Famílias, em Bafatá, nos dias 26-28 de dezembro 2015, Festa da Sagrada Família; Jubileu dos Catequistas em Bafatá, nos dias 03 a 05 de junho 2016, dia do Catequista guineense, cujo padroeiro é São Carlos Lwanga; Jubileu dos Consagrados – sacerdotes, religiosos, religiosas, Leigos Consagrados em Bafatá no dia 20 de outubro 2016.


No Setor Pastoral Leste, a Peregrinação ao Santuário Mariano de Geba nos dias 13 e 14 de maio 2016; Setor Pastoral Sul, Peregrinação a Buba nos dias 20 e 21 de maio.
Nas paróquias e missões viveu-se o Jubileu dos doentes no 11 de fevereiro, Nossa Senhora de Lourdes, dia mundial dos doentes e o jubileu das crianças – dia 01 de junho, dia internacional das crianças, em colaboração com a Pastoral da Criança.


A avaliação de como correu o Jubileu na Diocese de Bafatá é muito positiva. Eis alguns pontos salientes experimentados pelos cristãos na Diocese: aprofundamento da compreensão da misericórdia de Deus revelada em Cristo Jesus na escuta de sua palavra, na oração e no sacramento da penitência; Devoção na passagem pela Porta da Misericórdia, maior compreensão da Doutrina da Indulgencia, maior compreensão e empenho nas “obras de misericórdia”. Em todos os momentos, houve manifestações de apreço ao Papa Francisco por “aproximar” o Jubileu de todos, especialmente dos que gostariam de ir a Roma passar pela Porta Santa e não puderam. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário