sábado, 17 de setembro de 2016

GUINÉ-BISSAU: CURSO DE INTEGRAÇÃO MISSIONÁRIA



Como ocorre há vários anos, de 01 a 31 Agosto, sob a coordenação de Dom José Lampra Cá, bispo auxiliar de Bissau, realizou-se no Seminário Menor São Kisito, em Bissau, o Curso de Integração Missionária, que teve como público-alvo os missionários chegados à Guiné Bissau neste ano.Os 35 participantes, provenientes de vários países, representavam diversas Congregações, Institutos, Novas Comunidades e leigos missionários, incluindo um casal da Igreja do Evangelho Quadrangular. 



O curso dividiu-se em duas partes: de manhã, aulas de Crioulo, tendo como professores os seminaristas diocesanos de Bissau, Abéuca António Ano Mendes e Alexandre Tokna. Na parte da tarde, com a participação de diversos colaboradores, foram apresentadas palestras sobre os seguintes temas: História da evangelização na Guiné – Pe. Marcos Baliu Sibandió;  traços e situação da mulher guineense – Ir. Alessandra Bonfanti; Situação do ensino na Guiné – Estevão Lucas Pereira; Situação político-social da Guiné – Apolinário Mendes de Carvalho; A Igreja em África e  experiência missionária – D. Pedro Zilli; Religião tradicional africana – Dom José Lampra Cá; A emissora católica guineense: Rádio Sol Mansi – Cassimiro Jorge Cajucam; Diálogo ecumênico e inter-religioso – Frei Renato Chiumento e o Pastor interconfissional Joseph Kalambay Tshimanga; Inculturação e sincretismo religioso – Frei Victor Quematcha. 



Na manhã do dia 31 de agosto, foi celebrada a missa de ação de graças pela introdução dos participantes à vida da Guiné-Bissau, entrega dos “diplomas” e um almoço de confraternização. Foram três momento de profundo agradecimento a Deus pelas perspectiva missionarias suscitadas durante o mês e pela amizade criada no grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário