terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CLERO JOVEM DA GUINÉ BISSAU REUNIU-SE



Nos dias 11 e 12 de novembro – quarta e quinta-feira -  a Comissão Interdiocesana de Acompanhamento dos Sacerdotes recém-ordenados realizou mais um encontro de formação para o recém-ordenados da Guiné-Bissau. Estavam quase todos presentes, diocesanos e religiosos, das dioceses de Bissau e Bafatá. Antes de começar o encontro, houve uma meia hora de oração e meditação.
No primeiro dia, a Irmã Rosa Bonuomo, Superiora do Centro de Espiritualidade de N’Dame, falou da espiritualidade do seu Instituto, as Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, que é baseada principalmente na oração a na ajuda aos sacerdotes, e da sua Fundadora, Madre Teresa Casini, beatificada no dia 31 de Outubro passado.
Na meditação do segundo dia, o Pe. Celso Corbioli dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada (OMI) e coordenador da Comissão, apresentou uma homilia recente de Papa Francisco na qual explica que o trabalho do padre não é para ser servido, mas sim, para servir. Falou também da Palavra de Jesus onde pede ao seu Pai a unidade dos discípulos (“que todos sejam um”, João 17,21).
As palestras foram apresentadas pelo padre Giovanni Martelli, Josefino de Murialdo, e pelo Frei Victor Quematcha, OFM, Custodio da Custodia “São Francisco de Assis” da Guiné-Bissau.
Padre Martelli, com o seu modo de fazer vivo e interessante, explicou a Encíclica do Papa Francisco “Laudato si” e o Frei Quematcha falou, com profundidade e experiência, dum assunto muito atual: “O sincretismo religioso”. Os responsáveis da Comissão e os recém-ordenados deixaram estas palavras de agradecimentos: “Agradecemos os nossos dois oradores pela maneira clara e profunda com que enfrentaram os temas e todos os presentes que participaram, com perguntas, experiências pessoais e sugestões”.
Dom José Lampra Cá, Presidente da Comissão, passou com o grupo no primeiro dia. De tarde falou da espiritualidade sacerdotal a abriu um campo interessante ao diálogo e à partilha que durou até ao entardecer.
A próxima sessão de formação é prevista pelos dias 4 e 5 de maio de 2016 - quarta e quinta-feira -  no centro Social "Feira das Possibilidades de  Nhabijon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário