segunda-feira, 5 de outubro de 2020

EM TITE (DIOCESE DE BAFATÁ): A ALEGRIA VIVIDA POR UMA JOVEM MISSIONÁRIA


A leiga missionária Carina Ruas da Silva, brasileira, esteve em missão na Diocese de Bafatá, mais concretamente na Missão Católica São Pedro de Tite, no período de 25 de julho de 2019 a 06 de setembro de 2020. Indo para  Lisboa, no dia 12 de setembro, retornou ao Brasil no dia 15.

Dom Pedro Zilli, em uma mensagem, disse: “com agradecimentos à Carina pela sua preciosa presença entre nós, envio saudações a sua família e a Comunidade Católica Divino Oleiro. Saúdo igualmente a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e a Arquidiocese de Florianópolis. Obrigado a todos os que apoiaram a Carina com as orações, amizade e ajuda econômica”.

No dia 23 de setembro, a partir do Brasil, a Carina enviou este bonito texto, falando da sua linda experiência missionária em Tite:

“Hoje, 23 de setembro, completa uma semana que retornei ao Brasil, e falar sobre essa experiência em missão é tão difícil pois foi tão grande a graça de Deus que as palavras parecem poucas...

Nesse tempo colaborei e servi em varias atividades na missão como retiros, catequeses nas tabancas e na missão, oração do terço nas casas, e assim no dia a dia ia fazendo a minha oferta... também pude contribuir na organização e administração do projeto de Educação Infantil. Junto com a coordenadora educacional, com os educadores, acompanhando a rotina das crianças, auxiliando e ajudando na realização da formação semanal dos educadores íamos ensinando e aprendendo uns com os outros, também pra mim foi uma experiência nova tanto a aérea de educação infantil como também saber como inserir nossos projetos e conhecimentos dentro do contexto local.

Já no período de pandemia, entre outros ofícios, realizamos a confecção de máscaras para ajuda do projeto da caritas e também para distribuição  da população local (aprendi a costurar nesse período haha), o que foi também uma graça de Deus para podermos nos sentir próximos da comunidade durante esse tempo difícil...

Posso dizer com toda gratidão e alegria que estive num Oásis, estar em Guiné-Bissau foi muito mais que um Kairós, foi uma grande metanoia, me entreguei e Deus fez muito principalmente por mim. De todas as atividades o que mais me fez sentir estar perto de Deus não foi apenas realizar as atividades, dar catequese ou acompanhar as crianças durante as aulas, isso não me saciava, mas o conhecer suas famílias, suas casas, as angústias e as alegrias, os trabalhos, fazer a refeição com eles, ah isso me fez sentir presente e parte deles. Não deixei espaços livres para não amar e com a mesma intensidade que me doei fui agraciada com a reciprocidade deles, desde as crianças até os adultos nos pequenos detalhes podia contemplar isso... Faltaria tempo e espaço pra contar cada experiência linda que tive, mas uma delas me fez olhar pra Jesus e me sentir pertencente a cruz. Na Missa de ação de graças e despedida da missão um grupo de crianças de uma tabanca (Nã-balanta) em que temos o jardim infantil e também realizamos catequese se preocupou em trazer um presente para que eu lembre deles e eles trouxeram nada menos que um Jesus crucificado feito por eles de com barro... olhar pra esse Jesus, é olhar para tudo o que vivi em missão, pra tudo o que senti, é olhar pra eles, é enxergar o Amor presente, o Amor vivo, o Amor de Jesus por nós... muitas vezes por causa do nosso egoísmo não enxergamos nesses “pequenos” gestos a presença de Deus, e ele está ali num sorriso, num gesto, num aperto de mão, num abraço, que sejamos livres também desses sentimentos para que possamos estar abertos a receber aquilo que Deus nos quer dar.

Agradeço a Deus por essa experiência, a comunidade Divino Oleiro que me recebeu com muito amor e carinho, e a Diocese de Bafatá por ter me acolhido.Hoje posso dizer que sou um pouquinho Guineense e que lá está também parte da minha família...”.






No dia 16 de setembro, a Comunidade Divino Oleiro de Tite publicou a seguinte mensagem:

“Com gratidão, nos despedimos de Carina Ruas da Silva, querida missionária, que muito bem fez a nós. Durante o tempo de missão em Guiné Bissau/Tite, na África, Carina muito nos inspirou com sua disponibilidade. Somos gratos, e nos comprometemos em oração pela vida e vocação desta querida irmã. Carina ingressará no aspirantado das Carmelitas Mensageiras do Espirito Santo em fevereiro de 2021. Bendito seja Deus por sua vida e vocação”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário