sexta-feira, 1 de maio de 2020

DIOCESE DE BAFATÁ: GABU, DOM PEDRO ZILLI EM VISITA PASTORAL

Em Sonaco

Sob o lema do Ano Pastoral da Diocese de Bafatá, 2019-2020, “no ianda djuntu tras di Jesus”, de 06 a 09 de fevereiro, quinta-feira a domingo, Dom Pedro realizou sua visita pastoral à Paróquia Santa Isabel de Gabu, cujo Pároco é o Pe. Odilon Judicael Leno, Espiritano. 

Pitche
A visita teve seu início, na quinta de manha (06), com a Santa Missa na comunidade Santo António de Sonaco. Na reunião com a pequena comunidade, logo após à celebração, foi sublinhada a importância do dízimo, “como um tirar um pouco daquilo que Deus me deu para oferecer à comunidade”. Ao ouvir os “parabéns” de Dom Pedro “pelo mosaico na capela”, alguém sublinhou que “não é suficiente uma ‘casa bonita’ e que é preciso maior participação dos jovens e das famílias”. 


Pitche

Outra pessoa ressaltou que “não se pode passar a vida, falando do muito trabalho como causa da não participação ativa no caminho da comunidade”. Além da visitPa pastoral, Pe. Odilon e os participantes pediram a presença do bispo em outros momentos da comunidade, pois “a presença do pai traz mais animação”. A Igreja, em Sonaco, conta com 36 crianças no Jardim Infantil, 16 na Primeira Classe e 18 a Segunda, perfazendo um total de 70.
À tarde, depois do almoço na casa das Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento, Dom Pedro encontrou-se com o Conselho Paroquial, em Gabu. Como em outros momentos, Pe. Odilon, iniciou a reunião desejando “bem-vindo” a Dom Pedro e que sua visita “seja um momento forte de animação para a comunidade paroquial”. 

Gabu
No primeiro ponto da reunião, falou-se da vivência do Plano Pastoral, dos Directórios da Iniciação Cristã dos Adultos (2007), das Crianças e Adolescentes (2010) que devem passar por uma revisão (ver Plano Pastoral); no segundo ponto, concordou-se em refazer a cobertura da igreja paroquial com zinco, deixando-a do tamanho que está. Será feito um orçamento; no terceiro ponto, Dom Pedro apresentou ao Conselho e entregou, ao Pe. Odilon, uma cópia do “INSTRUMENTO PARTICULAR DE CESSÃO DE DIREITOS DE TERRENO PARA USO MISSIONÁRIO SEM ÔNUS QUE FAZEM ENTRE SI DIOCESE DE BAFATÁ E COMUNIDADE CATÓLICA NOVA ALIANÇA”. Falou-se que, no futuro, no referido terreno, poderá nascer uma nova paróquia, uma escola profissional…!; o quarto ponto tratou da necessidade de uma nova dinamização da Pastoral da Dizimo que “caiu muito em Gabu”.


Igreja paroquial Santa Isabel
Na sexta-feira, dia 07de fevereiro, de manhã, com Pe. Odilon e o Sr. Marcelino Vaz, Dom Pedro visitou a Mesquita, doentes e almoçou na Comunidade Católica Nova Aliança; à tarde, reunião com a Equipa Missionaria: Pe. Odilon, Clarissas e Nova Aliança. Pe. Odilon, abrindo a reunião com a leitura da 1ª Carta aos Coríntios, 1,10-13.17, sublinhou a importância da unidade na Igreja, da unidade entre os missionários. Citou Paulo, quando diz: “guardai a concórdia uns com os outros, de sorte que não haja divisão entre vós;…”. Foi falado da presença continuada, em Pitche, por parte da Nova Aliança, já lá vão 05 anos. Bruno recordou que este foi um pedido de Dom Pedro, no sentido da Comunidade apoiar Pitche, com “maior proximidade”; em relação à Comunidade Santa Clara, em Gabu, seguida de perto pela Nova Aliança, foi falado do “aumento do número de participantes, especialmente, aos domingos para a missa”; Eliane da Nova Aliança disse estar seguindo 11 crianças no acompanhamento vocacional; o Jardim Infantil “Santa Bakhita” conta com 59 crianças. A Nova Aliança sublinha que o trabalho feito no Jardim, não visa somente a educação, mas também a evangelização. Visitam as famílias das crianças e isto tem reflexo nestas famílias, mesmo em relação à saúde; maior participação e até os pagamentos das mensalidades melhoram; 

As Irmãs Ângela e Geraldina das Clarissas falaram da presença da Comunidade em Gabu: Centro de Recuperação Nutricional (CRN), Casa das Mães. na catequese. Alem disso, acompanham a Comunidade de Sonaco; disseram que “entraram na escola por uma questão de necessidade” e falaram que 198 crianças estão nos Jardins Infantis de Pitche, Sonaco e Santa Isabel; frisaram que a Pastoral da Criança “praticamente morreu em Gabu”. Irmã Geraldina e Florinda estavam em Ziguinchor (Senegal) para a Profissão das Alfoncina e Eunice.
No sábado (dia 08), Dom Pedro visitou os grupos de catequese na Comunidade Santa Isabel. Viu, com satisfação, um bom grupo de catequizandos (211) e de catequistas (22), entre os quais, 04 jovens da Paróquia São João Batista de Brá, que estão a frequentar o curso de medicina; encorajou a todos a “entrarem, sempre mais, no Mistério de Cristo, numa vida marcada pela oração, escuta da Palavra e de serviço aos irmãos”; no encontro com os catequistas, falou-se da vivência do Plano Pastoral 2019-2020, da necessidade de cartazes para a catequese (o Adelino poderia fazer) e do Volume 4 “que está em falta”.

juventude Gabu

No sábado, à tarde, com Pe. Odilon, Bruno, Camila, Marcelino Vaz, Dom Pedro visitou Pitche para a Santa Missa e encontro com a comunidade. No encontro com a comunidade, referiu-se com alegria, o dom de 02 seminaristas: Mbali e Bubakar; foi enfatizado que os alunos, depois da nona classe vão embora para completar os estudos; pediram que Pitche tenha escola desde o Jardim Infantil até a 12ª classe. Foi evidenciado que, em Pitche há uma boa participação das mulheres, crianças adolescente e jovens; a partir daí, uma pergunta: “o que fazer para que os adultos (homens) venham Igreja? Dão desculpa do muito trabalho, falta de tempo…”.
No domingo, dia 09, Quinto Domingo do Tempo Comum A, às 9,00 horas Dom Pedro presidiu à celebração da Eucaristia na Comunidade de Santa Clara e às 10,00 na Comunidade Santa Isabel. Em todas as missas, meditando o Evangelho, proposto para esse domingo (Mt. 5,13-16), Dom Pedro exortou os cristãos a serem, verdadeiramente “Sal da terra” e “Luz do Mundo”.
Citava sempre as palavras do Papa Bento XVI, na Homilia de abertura da II Assembleia para a Africa, do Sínodo dos Bispos, de 04 de outubro de 2009: “Para se tornar luz do mundo e sal da terra é preciso apostar cada vez mais na ‘medida alta’ da vida cristã, isto é, na santidade. Os Pastores e todos os membros da comunidade eclesial são chamados a ser santos; os fiéis leigos são chamados a difundir o odor da santidade na família, nos lugares de trabalho, na escola e nos âmbitos social e político”.

Irmãs Alfoncina, Florinda e Eunice
Às 12,00 horas, Dom Pedro encontrou-se com grupo de famílias de Gabu. Foi uma conversa muito boa e aminada, onde surgiram várias questões culturais em relação ao matrimónio. O bispo incentivou os casais à vivência “alegre, serena e frutuosa” da vida matrimonial, transmitindo aos filhos e à juventude, “um legado de amor e de fidelidade”.  
À tarde, Dom Pedro encerrou a visita pastoral, com um encontro os adolescentes, Jovens, Escutas, CVAV. No encontro, muito animado, foram dadas as seguintes estatísticas dos grupos: CVAV 200; Escutas 70; Jovens 57; Adolescentes 30.
Em todos os encontros e celebrações, Dom Pedro convidou a comunidade a agradecer a Deus por mais duas novas vocações consagradas nas Clarissas Franciscanas: Alfoncina e Eunice, duas jovens guineenses que, no sábado, dia 08, em Ziguinchor, fizeram a Primeira Profissão dos Conselhos Evangélicos. Igualmente, em todos os encontros e celebrações, o bispo falou da alegria em acolher, na Guiné-Bissau, no mês de abril próximo deste ano 2020, os dois símbolos Jornada Mundial da Juventude: a Cruz do Ano Santo e o Ícone da Virgem Protetora do Povo Romano ( Salus Populi Romani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário