sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Bispos da Guiné-Bissau e Domingo da Palavra




Bispos da Guiné-Bissau, Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli Sobre CARTA APOSTÓLICA SOB FORMA DE MOTU PROPRIO APERUIT ILLIS DO SANTO PADRE FRANCISCO PELA QUAL SE INSTITUI O DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS



III Domingo Comum: Domingo da Palavra de Deus

Aos Diocesanos de Bissau e de Bafatá

Com a data de 30 de setembro de 2019, Memória litúrgica de São Jerónimo e início do 1600º aniversário da sua morte, foi publicado o Moto Proprio "Aperuit illis" do Papa Francisco: «ABRIU-LHES o entendimento para compreenderem as Escrituras» (Lc 24, 45).
Ao numero 2 do Moto Proprio, o Papa recorda: “no termo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, pedi que se pensasse num ‘domingo dedicado inteiramente à Palavra de Deus, para compreender a riqueza inesgotável que provém daquele diálogo constante de Deus com o seu povo’” (Carta ap. Misericordia et misera, 7).
Com o Motu Proprio,  o  Papa  estabeleceu “que o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos”(n.3). Neste mesmo n.3, Sua Santidade sugere iniciativas a serem vividas no Domingo da Palavra.
Na introdução da Bíblia Sagrada, CNBB, datada de 13 de dezembro de 2016, sublinhávamos que “providencialmente, em todo o país, intensifica-se o desejo dos fieis de aproximar-se, conhecer e compreender a Palavra de Deus como fonte primeira de espiritualidade. A Bíblia está a ganhar verdadeiramente uma grande importância na vida dos cristãos e seu uso está a se difundir”. Graças a Deus e ao empenho de muitos de entre nós, a Palavra de Deus está a fazer morada nos corações de um numeroso grupo de guineenses e nas nossas  comunidades cristãs.
Com esta carta, exortamos as comunidades de todas as duas dioceses para que, através das comissões bíblicas diocesanas, estudem atenciosamente o Moto Proprio, não deixem “passar em branco” o Domingo da Palavra e concretizem as sugestões do Papa Francisco.
Escutemos,  com carinho e com ânimo renovado, as suas palavras ao n. 15 do Moto Proprio: “possa o domingo dedicado à Palavra fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as sagradas Escrituras, tal como ensinava o autor sagrado já nos tempos antigos: esta palavra ‘está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares’ (Dt 30, 14)”.
Que as palavras de São Jerónimo sejam um importante alerta nas nossas vidas:  «a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo» (Commentarii in Isaiam, Prologus: PL 24, 17). Feliz 2020 para todos nós

Bissau, Bafatá, 02 de janeiro de 2020
Na Memória dos Santos Basílio e São Gregório de Nazianzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário