terça-feira, 26 de novembro de 2019

DIOCESE DE BAFATÁ: SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL



Sob a coordenação do Conselho Permanente de Pastoral, nos dias 22 e 23 de Outubro, terça e quarta-feira, no salão da cúria diocesana teve lugar o Secretariado Diocesano de Pastoral Semialargado da Diocese de Bafatá. Para este momento importante na vida da Diocese, estiveram presentes os membros do Secretariado Diocesano - Vigário Geral, os Delegados do Bispo nos Setores pastorais, os Coordenadores das Comissões diocesanas - e todos os Párocos e Responsáveis de Missões não representados no grupo anterior.


No encontro, fez-se a apresentação do programa das atividades para o Ano Pastoral 2019-2020 com base no Plano Pastoral para o ano 2019-2020: “NO IANDA DJUNTU TRAS DI JESUS”, cujo  lançamento oficial ocorreu nos dias 04 e 05 de outubro, sexta-feira e sábado, juntamente com a abertura do Mês Missionário Extraordinário, outubro 2019, “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.
O Conselho Permanente de Pastoral pediu a todos os Párocos, Responsáveis de Missões e Coordenadores das Comissões que fizessem uma boa leitura do livrinho do Plano Pastoral 2019-2020 para poderem fazer uma programação que tenha por base as propostas do referido Plano. Aos coordenadores das Comissões, havia pedido que encontrassem os membros da sua Comissão para trabalharem juntos nesta programação. 
Foi elaborado o calendário Diocesano de Pastoral.


Momento importante foi a reflexão feita pelo Pe. Davide Sciocco, Superior Regional do PIME na Guiné-Bissau, sobre “O Primeiro Capítulo do “Evangelii Gaudium” do Papa Francisco: A TRANSFORMAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA. No secretariado, foram discutidas as diretrizes para os Jovens na diocese, com maior atenção aos jovens pais. Ressalte-se a presença do Pe. Giuseppe Giordano, OMI, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias que incentivou a todos à boa vivência do espírito missionário, a bem prepararem os projectos como também os relatórios de tais projetos. Na celebração da eucaristia e durante o encontro, Dom Pedro falou da importância do Plano Pastoral e de as “comissões realizarem, de fato, os encontros programados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário