terça-feira, 29 de outubro de 2019

PADRE ADMIR CRISTIANO BARREIRO, APRESENTADO COMO NOVO ADMINISTRADOR DA MISSÃO CATÓLICA “SÃO PEDRO”, EM TITE, APRESENTAÇÃO DO SEMINARISTA WILSON, DESPEDIDA DO P. LUCIO E. SANTOS





Na celebração eucarística do dia 13 de Outubro, 28º domingo do Tempo Comum Ano C, dentro do Mês Missionário Extraordinário, Dom Pedro Zilli esteve em Tite para a apresentação do Padre Admir cristiano Barreiro como novo Administrador, sucedendo ao Padre Lúcio Espíndola Santos que se despediu da comunidade no domingo, dia 11 de agosto e retornou ao Brasil no dia 18 do mesmo mês. No Decreto da nomeação nº 5/2019, datado de 13 de outubro 2019, Dom Pedro expressou o seguinte: “Que o Senhor abençoe o Pe. Admir, no seu novo serviço pastoral em Tite. Que pelo seu ministério sacerdotal, o primeiro anúncio, a catequese, a família, os jovens, o empenho social sejam postos em evidência. Que o Pe. Admir procure estabelecer uma boa colaboração com a Comunidade Católica Divino Oleiro, com a comunidade cristã, com as autoridades e com a população de Tite, com os Amigos de Tite e Amigos das Missões e com todos”.

Na mesma celebração, Dom Pedro apresentou o seminarista diocesano Wilson Rodrigues Có que concluiu o terceiro ano de teologia e que estará em Tite para um estágio pastoral. Dom Pedro agradeceu a Cláudia Conceição dos Santos, da Comunidade Católica Divino Oleiro. Ela que ficou em Empada, em 2010 e em Tite, a partir de 2012, retornará ao Brasil em Novembro próximo. Profunda gratidão à Cláudia pelo testemunho de amor à Diocese de Bafatá, às Missões de Empada e Tite. Ao mesmo tempo, deu bem-vindos ao Valter Rocha Brandão e à Karina Schuastz, também do Divino Oleiro que retornaram a Tite, já casados, depois de aí terem estado de 2012 a 2016.

Dom Pedro aproveitou da ocasião para agradecer o Padre Lúcio Espíndola Santos que, através do PIME, passou treze anos na Diocese, dos quais 06 em Empada e 07 em Tite. No relatório datado de 18.08.2019, Pe. Lúcio agradeceu o PIME, a Diocese de Bafatá, a Missão de Empada com as Missionárias da Consolata e Comunidade Católica Divino Oleiro, a Missão de Tite, também com o Divino Oleiro. Dom Pedro agradeceu a Arquidiocese de Florianópolis pelo envio do Pe. Lúcio e por várias outras iniciativas.


No final da celebração, o Padre Admir foi homenageado com um “panu di pinti” e nas suas palavras de agradecimento, ele disse que “o panu di pinti tem um significado profundo de acolhimento como um pai, um irmão e um filho no seio da comunidade”. Ele manifestou toda a sua disponibilidade em colaborar para que a comunidade continue a crescer e ser sempre mais testemunha de Cristo Jesus num ambiente marcadamente de Primeiro Anúncio. O Wilson, agradecendo a acolhida, disse que está disposto a ajudar a comunidade e aprender com ela durante o tempo da sua permanência em Tite.
A Cláudia, em nome da comunidade, agradeceu o Bispo Dom Pedro “pela presença em Tite neste dia e em outros momentos importantes da vida da missão”.


Domingo à tarde, Dom Pedro encontrou-se com o Pe. Admir, o seminarista Wilson e com a Comunidade Divino Oleiro: Cláudia, Valter e Karina, Sra. Fátima, Karina da Silva e dois jovens guineenses, candidatos da referida Comunidade. Na manhã de segunda-feira, às 10 horas, acompanhados pelo Sr. Orlando da comunidade cristã, Dom Pedro, Pe. Admir, o seminarista e Comunidade Divino Oleiro efetuaram uma visita às autoridades administrativas de Tite: Aruna Cunate (Administrador Interino); Domingos Nanque (Secretario Administrativo); Alanso Fati (Delegado da Agricultura); Ansumane Djassi (Delegado do Registo Civil); Formozinho (Inspector de Educação); Sete Djassi (Comissário da Policia de Ordem Publica) e umas senhoras da população. Agradeceram a Missão, com especial menção à Cláudia, pela energia elétrica, água, escola, saúde.


À tarde, em companhia do Pe. Admir, Wilson, Cláudia, Valter e Karina, Dom Pedro encontrou-se com os professores do Liceu Gino Ambrosi. O ponto principal do encontro centrou-se nos agradecimentos à Cláudia por tudo aquilo que ela tem realizado em Tite e em favor do Liceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário