segunda-feira, 28 de outubro de 2019

DIOCESE DE BAFATÁ: ABERTURA DO MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO OUTUBRO 2019 E LANÇAMENTO DO PLANO PASTORAL, 2019-2020: “NO IANDA DJUNTU TRAS DI JESUS"




Sob a coordenação da Comissão Diocesana das Pontifícias Obras Missionárias, cujo coordenador é o Pe. Daniel Aliou Mané (OMI), sacerdote Missão Católica de Cacine, e Pe. Paulo de Pina Araújo, coordenador diocesano de pastoral, sacerdote em Bafatá, teve lugar, em Bafatá, nos dias 04 e 05 de outubro, sexta-feira e sábado, a abertura do Mês Missionário Extraordinário, outubro 2019, “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” e o lançamento do Plano Pastoral, 2019-2020: « NO IANDA DJUNTU TRAS DI JESUS”. Quase todas as Paróquias e Missões da Diocese marcaram presenças.

Na sexta-feira, à tarde, Dom Pedro Zilli deu bem-vindos a todos, agradecendo-os pelo esforço para chegar em Bafatá, com todas as dificuldades que as chuvas acrescentam; deu bem-vindo ao Pe Davide Sciocco, que retornou da Itália, depois de 06 anos como Vigário Geral do PIME. Agradeceu o Pe. Daniel, o Pe. Paulo e seus colaboradores pelo empenho na realização do encontro. Pe. Dingana Siga, de Empada, animou a acolhida e apresentação dos participantes. Animou, igualmente, um lindo momento de oração. A seguir, Pe. Davide Sciocco, falou das motivações que o levaram a fundar a Radio Sol Mansi naquele ano de 2001: “ser uma voz de paz na Guiné-Bissau, marcada pelo conflito de 1998”; Pe. Alberto Zamberletti, residente em Nhabijão e coordenador do Departamento de Saúde da Diocese de Bafatá, falou da sua vocação missionária no PIME e de sua vida missionária na Guiné-Bissau desde 1973, tendo trabalhado muito no campo da saúde, na Caritas Guiné-Bissau, na Radio Sol Mansi e na atividade pastoral direta.


À noite, Pe. Paulo  aprofundou o tema do Mês Missionário Extraordinário e Dom Pedro, mostrando algumas fotografias, falou da visita à Alemanha, nos dias 23 de setembro a 01 de outubro, realizada por ele, Dom José Câmnate, Bispo da Diocese de Bissau e Pe. Domingos Binhague, ecónomo da Diocese de Bissau.

Na manhã de sábado, na Sé Catedral, a reza do Terço Missionário, a apresentação do Plano Pastoral 2019-2020, “NO IANDA DJUNTU TRAS DI JESUS”. A seguir, foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Pedro Zilli e concelebrada pela maioria dos sacerdotes na Diocese, e os Padres Davide Sciocco e Naresh Gosala, ambos do PIME. Foi feita a entrada solene com a estante de altar, construída e oferecida pelo Sr. Rosario, de Ramacca na Sicília, Itália. Dom Pedro e todos agradeceram o Sr. Rosario pelo lindo gesto de oferecer “algo tao significativo à catedral de Bafatá”. Recordou que “o Sr. Rosario já havia construído e oferecido quadros e outros objetos para a capela de Tite e restaurado um armário a casa do bispo, em Bafatá”.

Com o Sr. Rosario
Na celebração, a Cláudia Conceição dos Santos, da Comunidade Católica Divino Oleiro, de Tite, despediu-se da Diocese. Ela que ficou em Empada, em 2010 e em Tite a partir de 2012, retornará ao Brasil em Novembro próximo. Profunda gratidão à Cláudia pelo testemunho de amor à Diocese de Bafatá, às Missões de Empada e Tite. Ao mesmo tempo, foram dados bem-vindos ao Valter Rocha Brandão à Karina Schuastz, também do Divino Oleiro que retornaram a Tite, já casados, depois de aí terem estado de 2012 a 2016.

Com Claúdia
Na homilia, Dom Pedro disse: “iniciamos nosso Plano Pastoral 2019-2020 durante o Mês Missionário Extraordinário ‘Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo’. Peçamos ao Senhor que derrame sobre nós o seu Espírito Santo para que possamos viver o Ano Pastoral fundados na oração – ‘Alma da Missão’ (Papa Francisco), com ‘o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora’”. (São João Paulo II, Carta Apostolica Novo Millennio Ineunte, 58).



Nenhum comentário:

Postar um comentário