segunda-feira, 23 de abril de 2018

UNIVERSIDADE CATÓLICA DA GUINÉ-BISSAU (UCGB): CERIMÓNIA DE ENTREGA DE DIPLOMAS




Na manhã de sábado, dia 21 de abril, a Universidade Católica da Guiné-Bissau (UCGB), familiares, amigos e benfeitores viveram a alegria da entrega de diplomas para 54 formandos e formandas: 40 no curso de Ciências da Educação e 14 no curso de Economia e Gestão. 

A representante dos alunos, tomando a palavra, manifestou toda a alegria que estava a experimentar, pois um dia como este constitui-se na coroação dos esforços de tanta gente. Recordou dos que “ficaram pelo caminho, até por motivo da morte”. Agradeceu a todos -familiares, amigos, colegas, Escola, “pois sem todos, nada disso seria possível”.
O Magnifico Reitor da Universidade Católica da Guiné-Bissau, Embaixador, Dr. Apolinário Mendes de Carvalho, entre outros aspetos, realçou que “a cerimónia de entrega de diplomas constitui o momento de legitimação para os alunos diplomados, para a nossa instituição que dá o grau e sobretudo de enorme alegria para as famílias. Mas hoje é também um dia em que se faz história. Faz-se a história pessoal de cada um dos diplomados e constitui-se um marco na história da Universidade Católica da Guiné Bissau”.
Agradeceu “a honrosa presença do Vice-Chanceler, Dom Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá”. Sublinhou que “a UCGB foi criada pelos dois bispos num Decreto conjunto. D. Pedro é um dos pais fundadores desta instituição católica”.

Dom Pedro Zilli enfatizou que “após anos de atividades nos vários domínios da pastoral da educação, decidimos enveredar por um novo patamar com a criação da Universidade Católica da Guiné Bissau (UCGB): um desafio que pode ser definido de ‘profético’, pois exigiu, e exige, uma boa dose de coragem, confiança nos guineenses e, especialmente, em Deus”.
Ressaltou “que o dia da formatura não é só importante para aquele que se formou, mas também para a família que o acompanhou nos seus estudos durante anos e para os amigos que apoiaram as suas decisões e sua luta. Muito obrigado aos familiares, pais e encarregados da Educação, amigos e benfeitores que estiveram próximos dos nossos amigos para que chegassem no dia de hoje”.
Concluiu dizendo que “neste momento de particular importância na vida de cada finalista aqui presente, em nome da chancelaria da universidade, Dom José Câmnate na Bissign e eu, expresso minhas felicitações a todos: aos finalistas, familiares, professores, funcionários e Direção da UCGB”. Rezou com os participantes o Salmo 104, convidando a todos a responder com o refrão: "Dai graças ao  Senhor, eterna é sua misericórdia"





Nenhum comentário:

Postar um comentário